MAPEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE ÁREAS AGRÍCOLAS NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU-SP
Resumo
RESUMO: Através do geoprocessamento e o sensoriamento remoto é possível obter informações sobre uma superfície terrestre, sendo possível o monitoramento de grandes áreas, de seus usos e atividades. O objetivo do trabalho é a verificação do impacto da agricultura no município de Botucatu-SP, através de imagens do satélite Landsat8-OLI do ano de 2018, analisadas no software Spring, as principais atividades agrícolas do município, a declividade e a latitude. Os resultados quanto à classificação supervisionada da área foram satisfatórios, sendo de suma importância a qualidade da resolução espacial do sensor, apesar de algumas áreas não estarem condizentes com a realidade quanto ao seu uso, constatou-se através do IBGE que a maior área plantada na região é de cana-de-açúcar. Os mapas de declividade e altitude foram gerados, porém tiveram prejuízos pela cor usada, atrapalhando a análise. Com esse trabalho pode-se concluir que o uso do software Spring na agricultura contribui muito nas análises de áreas e tomadas de decisões rápidas, mas vale lembrar que requer conhecimento aprofundado das suas funções e ferramentas disponíveis no aplicativo. O município em questão apresenta áreas de baixa declividade (entre 0 a 3%), refletindo no uso intenso com agricultura permanente e anual. A comparação da declividade com o uso do solo é essencial para evitar danos no solo, desta forma a análise comparativa demonstra as áreas de possíveis impactos da agricultura intensiva e cujo manejo pode ser feito de maneira isolada respeitando o uso adequado e estabelecido por normas.
Referências
GANAN, J. R. et al. Mapeamento da cultura da soja com imagens Landsat 5/TM utilizando algoritmos de classificação supervisionada. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2005.
MASCARENHAS, L. M. D. A.; FERREIRA, M. E.; FERREIRA, L. G. Sensoriamento remoto como instrumento de controle e proteção ambiental: análise da cobertura vegetal remanescente na Bacia do Rio Araguaia. Sociedade & Natureza (Online), v. 21, n. 1, p. 5–18, 2009.
MEDEIROS, A. O Geoprocessamento e suas Tecnologias. Disponível em: . Acesso em: 09 agosto de 2022.
SOUSA, D. G. DE; MINCATO, R. L.; KAWAKUBO, F. S. Análise multitemporal do uso da terra utilizando imagens Landsat-5 TM da região de Alfenas, Sul de Minas Gerais, visando a conservação de fragmentos florestais. Revista brasileira de Geografia, v. 8, n. 5, p. 1482–1492, 2015.
VIEIRA, D.; TEODORO, A.; GOMES, A. Analyzing land surface temperature variations during Fogo Island (Cape Verde) 2014-2015 eruption with Landsat 8 images. Earth Resources and Environmental Remote Sensing/GIS Applications, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Pedro Augusto Langendyk, Mariana Rampazzo, Robson Gomes, Leonardo Tullio