ULECTOMIA EM PACIENTES COM ERUPÇÃO TARDIA: RELATO DE CASO
Resumo
A falta do dente permanente na arcada dentaria pode trazer diversos malefícios ao paciente como más oclusões, dificuldades na fonação e problemas estéticos, sendo assim, o processo de cronologia dos dentes pode ser influenciado por diversos fatores, entre eles, podemos destacar a erupção tardia devido a um acúmulo de gengiva fibrosa que recobre a coroa dos dentes, que geralmente ocorrem na região dos incisivos centrais superiores. Devido a isso, necessita a realização da cirurgia de ulectomia, a qual é de fácil execução e consiste na remoção da fibrose gengival que impede a erupção normal do dente permanente. O procedimento foi realizado em uma paciente de 08 anos nas clínicas odontologias do CESCAGE, que possuía a ausência dos incisivos centrais superiores permanentes. Foram feitos exames clínicos e radiográficos para que o diagnostico e tratamento pudesse ser realizado de maneira correta. O objetivo desse trabalho é observar como esse procedimento cirúrgico é executado e também da importância em realizar um diagnostico adequado, para que seja feito um tratamento com segurança e eficácia ao paciente. Os resultados foram bastante satisfatórios, removendo a queixa de dor e trazendo mais conforto ao paciente em questões de fala, estética e aspecto emocional.
Palavras-chave
Referências
CANDEIRO, G. T. M; CORREIA, F. C.; CANDEIRO; S. A. L. M. Ulectomia como opção cirúrgica no retardo da erupção dentária: relato de caso. Revista odontologia de Araçatuba, v.30, n.2, p. 45-49, 2009.
CARDOSO, et al. Ulectomia em paciente pediátrico como resolutiva para restabelecimento estético, funcional e psicológico: relato de caso. IV Seminário cientifico do UNIFACIG, p. 6, 2020.
CAVALCANTI, A. L.; PAIVA, L. C. A. Utilização da ulectomia na clínica infantil: relato de caso. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, v. 12, n. 3, p. 39-42 , 2006.
PIRES C. E. Ulotomia, Ulectomia e Germectomia em Pacientes Odontopediatricos. Porto,2017.
RODRIGUES, et al. Ulectomia no tratamento de impactação dentária por fibrosamento gengival em paciente infantil: relato de caso. Arch Health Investigation, v. 10, n. 9, p. 1368-1371, 2021.
SANCHES, et al. Utilização da técnica de ulectomia em Odontopediatria no auxilio da erupção dentaria: relato de caso. Arch Health Investigation, v. 10, n. 5, p. 829-833, 2021.
SILVIA, et al. Ojal quirúrgico (ulectomia) ¿cuando y como realizarlo?: Reporte de 3 casos clínicos. Acta odontol.. venez, v. 46, n. 3, p. 326-328, 2008.
SOUZA, C. M.; MARTIN, L. R.; FAVRETO, C. O. Ulectomia uma alternativa cirúrgica no retardo da erupção dentaria: relato de caso. Arch Health Investigation, v. 10, n.3, p. 392-995, 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Sayuri Fernandes Yocoyama, Alessandra De Paula Klimeck, Eduarda Muhlenbruch Brancalione, Hellen Cristina Kutzmy, Sindianara De Fátima Divardin