O BALLET CLÁSSICO ASSOCIADO A UM PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO COMO MÉTODO DE REEDUCAÇÃO POSTURAL EM MENINAS DE 8 A 14 ANOS

Raphaely Teixeira Campos, Cristiane Bulyk Veiga

Resumo


Introdução: Crianças e jovens, em idade escolar, estão constantemente expostos a inúmeros fatores de risco que predispõe as alterações posturais, acarretando a má postura. A Fisioterapia na busca de métodos e ações que contornem esse problema, recomenda a promoção da boa postura desde a infância, sempre levando em conta as necessidades e interesses da criança. O Ballet Clássico visa o alinhamento e dispõe de inúmeros benefícios para a consciência postural, nesse sentido, pode apresentar um possível potencial fisioterapêutico. Objetivos: Comparar os efeitos do Ballet Clássico associado a um protocolo fisioterapêutico na postura dessas meninas antes e depois do início da sua prática. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter experimental quantitativo, no qual de 9 meninas de 8 a 14 anos de idade, foram encaminhadas a participar de aulas de Ballet Clássico, 2 vezes na semana, por aproximadamente 2 meses, todas elas realizaram uma avaliação postural, fotogrametria e um questionário sobre consciência postural e propriocepção no pré e pós-intervenção. Resultados: Após a intervenção, foi-se possível constatar redução das alterações posturais em algumas incidências encontradas anteriormente. Na análise estatística, houve proximidade significativa das médias dos ângulos finais com os valores de referência à postura padrão. Em relação ao questionário observou-se maior consciência postural, propriocepção e conhecimento da boa postura. Conclusão: Conclui-se o Ballet Clássico associado a um protocolo fisioterapêutico pode apresentar um efeito benéfico como método de reeducação postural em meninas de 8 a 14 anos, mostrando-se eficaz na melhora dos desvios posturais, na consciência postural e propriocepção.


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