EFEITOS DA FISIOTERAPIA AQUÁTICANA BRONQUITE CRÔNICA – RELATO DE CASO
Resumo
A bronquite crônica é uma doença inflamatória que ataca os brônquios, onde seus principais sintomas são uma tosse produtiva que dura de 3 meses a 2 anos, dificuldade de respiração, chiados e secreções vindas da traqueia, brônquios e pulmões. A Fisioterapia Aquática é um recurso que pode ser utilizado no tratamento da doença, pois seus benefícios incluem relaxamento e melhora do sistema respiratório através de oxigenação do sistema muscular e um menor gasto energético. O estudo contou com 4 sessões de Fisioterapia Aquática de uma paciente de 4 anos com quadro de bronquite crônica, onde foram realizados exercícios respiratórios, fortalecimento de membros superiores e membros inferiores, além das técnicas de Halliwick e Bad Ragaz. Ao fim do estudo, foi possível observar a melhora dos sintomas com base no relato da responsável pela paciente e na reavaliação física.
Palavras-chave
Referências
CECHETTI, Fernanda; BORTOLI, Andressa Fiori; ACCO, Fernanda Scalco, VIANNA, Karoline Baptista. Guia prático aplicado à fisioterapia aquática. Editora da UFCSPA, p. 156, 2019.
ROBBINS, Stanley L; COTRAN, Ramzi S; KUMAR, Vinay; COLLINS, Trucker. Fundamentos de Robbins: patologia estrutural e funcional. Guanabara Koogan, 6ª edição, 2001.
SEVERINO, Fernanda Gadelho; MORANO, Maria Teresa Aguiar Pessoa; PINTO, Juliana Maria de Sousa. A hidroterapia no tratamento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Revista Brasileira em Promoção de Saúde, v. 20, n. 4, p. 221-225, 2007.
SOBRINHO, Paula. Noções de Patologia. Instituto Formação, 2014, p. 25-26. Disponível em: . Acesso em: 29 de mai. de 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Juliana Cristina Wagner, Jordana Gabriel de Lima, Cristiane Bulyk Veiga