BENEFÍCIOS DA AURICULOTERAPIA NO CONTROLE DE FADIGA, ANSIEDADE E NÁUSEAS DECORRENTES DO TRATAMENTO DO ANTRACÍCLICO EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA

marcia regina aplevicz, lucas paes

Resumo


: Este trabalho tem como objetivo identificar a eficácia da Auriculoterapia no alívio dos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico antracíclico em casos de câncer de mama. O câncer de mama costuma ser o mais temido pelas mulheres, pois causa alterações físicas e emocionais, dentre elas: fadiga, ansiedade e náuseas. Os fatores de risco e causas do câncer de mama variam de acordo com a história familiar, menarca precoce, menarca tardia, primeira gravidez tardia, alcoolismo, dietas ricas em gordura e sedentarismo. A forma de tratamento mais utilizada para inibir o crescimento das células neoplasicas é a quimioterapia através de agentes químicos que agem contra os agentes biológicos causadores da doença, reduzindo o volume tumoral. A auriculoterapia é uma terapia complementar que vem ganhando força como coadjuvante no tratamento da medicina convencional. É uma técnica milenar de origem chinesa usada para prevenir, tratar e curar doenças, baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), agindo no microssistema a partir manipulação de tecido neural. A pesquisa bibliográfica realizada neste estudo revela que a Ariculoterapia trata tanto as enfermidades físicas quanto as emocionais e mentais através de estímulos de pontos situados no pavilhão auricular que enviam respostas e estímulos ao sistema nervoso. Como parte final do processo metodológico neste estudo que se iniciou pela literatura sobre o tema, será realizado um trabalho de campo com pacientes em tratamento quimioterápico antracíclico de câncer de mama atendidas pelo Instituto Sul Paranaense de Oncologia (ISPON), Santa Casa e Hospital Geral Unimed (HGU).

PALAVRAS-CHAVE: Câncer de mama, quimioterapia, auriculoterapia


Referências


EGHBALL, M.; YEKANINEJAD, M.S.; VARAEL, S.; JALALINIA, S.F.; SAMINI M.A.; SA’ATCHI, K. O efeito da acupuntura auricular em náuseas e vômitos causados pela quimioterapia em pacientes com câncer de mama. Terapia complementar na prática clínica, v. 24, p. 189-194, 2006.

FAYERS, P.M., AARONSON, N.K., BJORDAL, K.,GROENVOLD, M., CURRAN D., BOTTOMLEY, A., On behalf of the EORTC Quality of Life Group. The EORTC QLQ-C30 Scoring Manual 3. Ed Brussels: European Organization for research and Treatment of Cancer, 2001.

INCA – Instituto Nacional do Câncer. Brasil Consolidado: síntese de resultados e comentários. Disponível em : Acesso em: 15 jan. 2019.

KONO, M. S. S. ; ROSSA, C. B. ; REICHEL, G. G. ; NAKAMURA, E. K. K. Estudo da acupuntura no alivio dos efeitos colaterais da quimioterapia. Uniandrade 2009.

LUZ, M.M.R. O que o paciente deve saber sobre Acupuntura. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, 1999

SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. Brasília. Marcelo Pereira de Souza, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica