Relação das lesões cervicais não cariosas com bruxismo

Marcelo Gusmão dos Anjos Junior

Resumo


Introdução: Condição oclusal tal como bruxismo está ligado diretamente a formação das LCNC. Objetivo: O presente trabalho relacionou lesões cervicais não cariosas com bruxismo e teve como base um questionário validado aplicado em 50 pacientes. Materiais e Métodos: Este estudo seguiu os princípios éticos, passou pela aprovação do comitê de ética e seguiu as normas de pesquisa em Odontologia. Manteve-se a confidencialidade e anonimato dos participantes, que receberam informações claras sobre os objetivos e a natureza voluntária da pesquisa. Um questionário foi aplicado em 50 pacientes com sintomas de bruxismo, que coletou dados sobre fatores etiológicos e sintomas de lesões cervicais não cariosas. Critérios de inclusão foram estabelecidos, e o questionário foi elaborado com base em um questionário validado, disponibilizado aos pacientes por meio de plataformas acessíveis como WhatsApp e Instagram. Os participantes ainda não receberam feedback sobre os resultados deste estudo. Resultado: Os resultados da pesquisa revelaram informações importantes sobre a relação entre lesões cervicais não cariosas e bruxismo. Em relação ao consumo de refrigerante, 12% dos participantes responderam "Raramente", 58% responderam "Frequentemente", 12% responderam "Sempre" e 18% responderam "Não". Quanto ao consumo de suco, 12% responderam "Raramente", 46% responderam "Frequentemente", 32% responderam "Sempre" e 10% responderam "Não". Apenas 4% dos participantes responderam que tomam isotônicos frequentemente, enquanto a maioria (82%) respondeu "Não" e 14% responderam "Raramente". Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, 28% responderam "Raramente", 46% responderam "Frequentemente" e 26% responderam "Não". Em relação aos sintomas de bruxismo, 74% dos participantes relataram ter notado o som de dentes rangendo durante o sono e 46% "Não". Além disso, 60% responderam que sentem dores de cabeça ao acordar ou no período da manhã e 40% "Não". Por fim, 54% dos participantes relataram já ter "travado" a boca ao acordar e 46% "Não". Conclusão: Este estudo investigou a relação entre lesões cervicais não cariosas (LCNC) e bruxismo, contribuindo para o conhecimento científico e desenvolvimento de abordagens terapêuticas mais eficazes na odontologia. Observou-se uma associação entre desgaste dentário e consumo de bebidas ácidas, bem como a prevalência de consumo frequente de refrigerantes e sucos. Os achados reforçaram a importância de estratégias preventivas e terapêuticas para o cuidado da saúde bucal dos pacientes. O estudo tem aplicabilidade na prática teórica e clínica, assim auxiliando na identificação precoce e no tratamento adequado dessas condições, promovendo uma melhor saúde bucal.

Palavras-chave


bruxismo; LCNC; abrasão; dentística; questionário

Texto completo:

PDF

Referências


BARTLETT DW, Fares J, Shirodaria S, Chiu K, Ahmad N, Sherriff M. The association of toth wear, diet and dietary habits in adultes aged 18-30 years old. J Dent 2011; 39:811-16.

CAMPARIS, Cinara Maria et al. BRUXISMO DO SONO E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: AVALIAÇÃO CLÍNICA E POLISSONOGRÁFICA. Unesp.br, 2005. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/116098/camparis_cm_ld_arafo.pdf;sequence=1. Acesso em: 13 jun. 2023.

LIMA, Luana Machado de et al. Contribuição ao estudo da prevalência, do diagnóstico diferencial e de fatores etiológicos das lesões cervicais não-cariosas. Revista Sul-Brasileira de Odontologia, RSBO, v. 2, ed. 2, p. 17-21, 2005. Disponível em: http://antigo.univille.br/arquivos/4657_contribuicao_estudo_prevalencia.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

RAMALHO, Ilana Santos et al. Avaliação clínica dos fatores etiológicos das lesões cervicais não cariosas. Usp.br, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25146/tde-24112015-093233/publico/IlanaSantosRamalho.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

SILVA, DEISYDALLE PASSOS DA. RELAÇÃO ENTRE BRUXISMO E LESÕES NÃO CARIOSAS: revisão de literatura. Bahiana Escola de Medicina e Saúde Pública, Salvador, p. 1-24, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.bahiana.edu.br/jspui/bitstream/bahiana/5436/1/PASSOS%20DA%20SILVA%2c%20Deisydalle%202020.1.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Marcelo Gusmão dos Anjos Junior