A RESPONSABILIDADE PENAL ATRIBUÍDA AO PORTADOR DO TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE: ABORDAGENS PARA A AVALIAÇÃO DE CULPABILIDADE
Resumo
O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) é uma condição mental complexa que desafia o sistema jurídico ao questionar a responsabilidade penal dos portadores dessa condição. Este estudo analisa diferentes abordagens para avaliar a culpabilidade de indivíduos com TDI no contexto legal. A discussão destaca a importância de considerar a capacidade de discernimento do acusado no momento do crime, a necessidade de avaliações forenses abrangentes e a relevância das diretrizes éticas e legais para garantir o tratamento adequado desses indivíduos no sistema penal.
Palavras-chave
Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), Responsabilidade Penal, Avaliação de Culpabilidade
Texto completo:
PDFReferências
SANTOS, Juliana. Impactos da responsabilidade criminal no transtorno dissociativo de identidade (TDI) e seus aspectos jurídicos. 2022.
CARRIJO, Davi Carvalho. Inimigo meu: uma análise sobre a culpabilidade do réu portador de transtorno dissociativo de identidade. 2022.
DALPONT, Nanashara Imbronizio; SPENCE, Nádie Christina Ferreira Machado. Abordagens diagnósticas no transtorno dissociativo de identidade: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 3, p. 11481-11491, 2023.
DE OLIVEIRA MARALDI, Everton. Transtorno dissociativo de identidade: aspectos diagnósticos e implicações clínicas e forenses. Revista Fronteiras Interdisciplinares do Direito, v. 1, n. 2, p. 32-32, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Renan Volochen Gulart, Pedro Henrique De Andreia, Guilerme De Oliveira