Mulheres no tráfico de drogas

Giulia De Antoni Janiski

Resumo


O trabalho exposto tem como objetivo delimitar, por meio de uma abordagem histórica, qual a motivação das mulheres para adentrarem no mundo das drogas, bem como estabelecer quais as consequências essa escolha, abordando ainda a situação carcerária das mulheres no Brasil e a influência do sistema patriarcal que ainda rege as relações sociais entre homens e mulheres. 

Palavras-chave


Mulheres; tráfico de drogas; desigualdade; vulnerabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Conselho Nacional de Justiça. Dados Gerais de “Prisão em Flagrante Durante a Pandemia da Covid-19”. Entre março e dezembro de 2020.

Brasil. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Gabinete do Ministro. Senad Discute situação de mulheres encarceradas no contexto de drogas no Brasil. 2023.

CHERNICHARO, Luciana Peluzio. Sobre mulheres e prisões: seletividade de gênero e crime de tráfico de drogas no Brasil. Rio de Janeiro, 2014. (Dissertação de Mestrado) - Faculdade Nacional de Direito. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

IPEA, Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, 2011. Acesso em: 30 ago. 2023.

MOURA, Maria Juruena. Porta fechada, vida dilacerada – mulher, tráfico de drogas e prisão: estudo realizado no presídio feminino do Ceará. (Dissertação de Mestrado) - Programa de pós graduação em Políticas Públicas e Sociedade. Universidade Estadual do Ceará, 2005. p. 63.

SOARES, Bárbara; ILGENFRITZ, Iara. Prisioneiras: vida e violência atrás das grades. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. p. 87.


Apontamentos



Direitos autorais 2023 Giulia De Antoni Janiski