UTILIZAÇÃO DE PISTAS DIRETAS DE PLANAS NO TRATAMENTO DE CANINO DECÍDUO CRUZADO – RELATO DE CASO

Bruna Mayara da Veiga, Douglas Bernardi, Julio Cezar Sandrini

Resumo


Introdução: A mordida cruzada anterior é uma das maloclusões mais frequentes na dentadura decídua e mista. Caracteriza-se pelo posicionamento anormal entre os elementos dentários, onde os elementos superiores localizam-se lingualmente aos inferiores. Tal condição pode acarretar inúmeros malefícios envolvendo o sistema estomatognático e o desenvolvimento craniofacial. Possui etiologia multifatorial, podendo estar relacionada à fatores hereditários, fatores dentários, ou a hábitos deletérios. O diagnóstico é exclusivamente clínico, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para obtenção de sucesso no tratamento. O tratamento da condição pode ser realizado utilizando diferentes técnicas, através da utilização de aparelhos fixos ou removíveis, planos inclinados ou pistas diretas de Planas. Esta última é realizada através da confecção de uma pista nos elementos dentários, com materiais adesivos, com intuito de descruzar a mordida, sendo uma alternativa simples e eficiente. Objetivo: Relatar um caso de tratamento de mordida cruzada em um elemento unitário através de uma pista direta de Planas. Materiais e Métodos: Paciente, D.N, do gênero masculino, 7 anos, apresentava os caninos esquerdos cruzados. O tratamento para descruzamento foi realizado através da confecção de uma pista direta no elemento 63 em resina composta. Resultados: Com duas semanas de acompanhamento, os resultados obtidos já se mostraram favoráveis, com uma maior acomodação do canino superior sobre o inferior. Uma nova avaliação será realizada com 1 mês de acompanhamento. Conclusão: As pistas diretas de Planas, de modo que bem indicadas, são extremamente efetivas no tratamento da mordida cruzada anterior, sendo uma técnica simples e de rápidos resultados.

Palavras-chave


Maloclusão; mordida cruzada anterior; pistas diretas

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Erika Rodrigues; DOS SANTOS, Dênis Clay Lopes. Mordida cruzada posterior em dentição mista. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 29, n. 1, p. 66-74, 2017.

FIGUEIREDO, Priscilla Bittencourt de Almeida et al. Plano inclinado no tratamento da mordida cruzada anterior: relato de caso clínico. RFO UPF, v. 19, n. 2, p. 229-233, 2014.

GONDIM, Roberta Carolino Antunes et al. A utilização de pistas diretas planas no tratamento da mordida Cruzada Funcional: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 53541-53557, 2021.

QUEIROZ, GRACE PEDROSA DE. A utilização das técnicas: bioprogressiva x arco reto nos tratamentos ortodônticos. 2018.

ROSSI, Leandro Bielli et al. Correção de mordida cruzada anterior funcional com a terapia de pistas diretas planas: relato de caso. Revista da Faculdade de Odontologia de Lins, v. 22, n. 2, p. 45-50, 2012.

.

SAGA, Armando Yukio et al. Mordida cruzada anterior dentoalveolar. RGO, v. 51, n. 2, p. 95-103, 2003.

TERUEL, Gabriela Peres. Reabilitação neuroclusal pelo método das Pistas Diretas Planas. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Bruna Mayara da Veiga, Douglas Bernardi, Julio Cezar Sandrini