DESAFIOS DA TUBERCULOSE NO BRASIL

Sabrine Aparecida Freitas, Damiane Larissa Moresco, Gabriela Eloise do Prado Krachinski, Luciene Regina Sowek

Resumo


A tuberculose é uma doença global, dessa maneira é necessário que não somente a equipe de saúde esteja preparada para implantar as diversas estratégias para tratamento efetivo, mas que a população tenha conhecimento do agravo. O paciente munido de informações poderá buscar mais precocemente os serviços de saúde, além de entender o quão crucial é a adesão ao tratamento e sua conclusão. O presente estudo objetivou identificar, por meio de busca na literatura, os desafios no tratamento da tuberculose. Fez-se um levantamento bibliográfico na literatura nacional, com base em dados da LILACS, SciELO, a partir dos descritores: tuberculose, desafios do tratamento da tuberculose, determinantes sociais e sua relação com a tuberculose. Também foram selecionados para a pesquisa bibliográfica os manuais dos Programas Governamentais do Ministério da Saúde, Protocolos e Manuais da Secretaria de Saúde de municípios brasileiros, livros, artigos de revisão e dissertações acerca do tema proposto para a pesquisa. Em um país com altas taxas de incidência do agravo, são necessárias informações e estratégias adequadas visando sensibilizar a população que apresenta maior vulnerabilidade, já que a doença é fortemente determinada pela condição social, cultural e econômica apontando para os grandes desafios relacionados ao tratamento e controle da tuberculose.

PALAVRAS-CHAVE: Tuberculose; Incidência; Saúde; Tratamento.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Panorama da tuberculose no Brasil: a mortalidade em números [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 126 p. : il. Modo de acesso: World Wide Web:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Brasil Livre da Tuberculose : Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Tuberculose. Boletim epidemiológico, Brasilia, v.1, n.1, Mar./Mai. 1999. Disponível em:

MOREIRA, Adriana da Silva Rezende; KRITSKI, Afrânio Lineu; CARVALHO, Anna Cristina Calçada. Determinantes sociais da saúde e custos catastróficos associados ao diagnóstico e tratamento da tuberculose. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Rj, v. 46, n. 5, p. 0-15, fev. 2020. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. http://dx.doi.org/10.36416/1806-3756/e20200015. Disponível em: http://www.jornaldepneumologia.com.br/how-to-cite/3350/en-US.

PAZ, E.P.A.; SÁ, A.M.M. Cotidiano do tratamento a pessoas doentes com tuberculose em unidades básicas de saúde: uma abordagem fenomenológica. Rev. Latino-am Enfermagem. v.17, n. 2, p: 180-186, 2009 [ Periódico on line]. 2009 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n2/07.pdf.

RAMÍREZ, Evelín Castillo. Proposta de intervenção educativasobre tuberculose nos usuários residentes na area de abrangência da. 2018. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Especialização Gestão do Cuidado na Saúde da Família, Universidade Federal de Minas Gerais, Alagoas, 2018. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/EVELIN-CASTILLO-RAMIREZ.pdf..

SILVA, C.M. Equidade e promoção da saúde na estratégia Saúde da Família: desafios a serem enfrentados. [Internet]. Rev. APS, v. 11, n. 4, p. 451-458, out./dez. 2008[Periódico on line] 2008 [acesso em 22 abr.2013]. Disponível em: http://www.aps.ufjf.br/index.php/aps/article/view/89/143

SOUZA, S.S. Representações sociais do viver com tuberculose [dissertação]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Enfermagem; 2006 [periódico on line].Out. –Dez. 2010 [capturado em 18 de abr. de 2013]; Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n4/05.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Sabrine Aparecida Freitas, Damiane Larissa Moresco, Gabriela Eloise do Prado Krachinski, Luciene Regina Sowek