OS FATORES PSICOSSOCIAIS PARA A CRENÇA E COMPARTILHAMENTO DE FAKE NEWS

Maria Eduarda Crovador, Regiane Batista da Silva, Valmir Uhren

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar os mecanismos psicossociais que envolvem as Fake News e entender porque as pessoas acreditam, interagem e compartilham informações falsas. Para tal, foi utilizada a pesquisa qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica. Os resultados apontam que o Brasil tem uma capacidade baixa de identificar se uma informação é verdadeira ou falsa. A crença nas Fake News é facilitada por mecanismos como repetição, simplificação do assunto e o viés confirmatório, intensificado pelos algoritmos das redes sociais. O compartilhamento de informações acontece porque há uma resposta emocional significativa ou por conta de uma necessidade de afirmação social. Concluiu-se que as Fake News exploram os fatores psicossociais, como emoção e identificação, criando assim um padrão difícil de romper.

Palavras-chave


fake news; mecanismo psicossocial; redes sociais; algoritmo.

Referências


ADORNO, Theodor. Teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista. In: ADORNO, Theodor. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 153-189. ISBN 978-85-393-0592-6.

ALMEIDA, Yuri Luz; RUBIN, Francis Spiegel; ALVIM, Adriana Cesário de Faria; DIAS, Vânia Maria Félix; SANTOS, Rodrigo Pereira dos. O Uso das Redes Sociais para Interferir nas Democracias: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. SBC OpenLib, Porto Alegre, p. 178-183, 2020. DOI 10.5753/brasnam.2020.11173. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/brasnam/article/view/11173. Acesso em: 22 set. 2024.

AMARAL, Inês; SANTOS, Sofia José. Algoritmos e redes sociais: a propagação de Fake News na era da pós-verdade. In: FIGUEIRA, João; SANTOS, Sílvio. As fake news e a nova Ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 63-85. ISBN 978-989-26-1777-0. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=0LewDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA63&dq=algoritmo+das+redes+sociais&ots=tCPNFaOd-M&sig=eiMeCYllQ431AiloNgBxItAntgw#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 17 set. 2024.

DATAREPORTAL. Digital 2024: Brazil. DataReportal – Global Digital Insights, [S. l.], 23 fev. 2024. Global Digital Reports. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-brazil. Acesso em: 13 set. 2024.

DUNKER, Christian; TEZZA, Cristovão; FUKS, Julián; TIBURI, Marcia; SAFATLE, Vladimir. Ética e pós-verdade. 1. ed. Porto Alegre: Dublinense, 2017. 144 p. ISBN 978-8583180975.

FERREIRA, Ivanir. Notícias falsas sobre covid exploraram aspectos culturais para manipular população. Jornal da USP, São Paulo, 6 set. 2023. Ciências. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/noticias-falsas-sobre-covid-exploraram-aspectos-culturais-para-manipular-populacao/. Acesso em: 22 set. 2024.

FILHO, Mario da Cruz Gloria; MODESTO, João Gabriel Nunes. Polarização política afetiva e bem-estar subjetivo no contexto político brasileiro. Psico, Porto Alegre, v. 54, ed. 1, p. 1-10, 2023. DOI 10.15448/1980-8623.2023.1.39825. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/39825. Acesso em: 22 set. 2024.

FORSTER, Renê; CARVALHO, Rodrigo Monteiro de; FILGUEIRAS, Alberto; AVILA, Emanuelle. Fake News: What Is It, How Is It Made and Why It Works?. SciELO Preprints, São Paulo, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3294. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3294. Acesso em: 16 set. 2024.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p. ISBN 978-85-386-0071-8. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806. Acesso em: 13 set. 2023.

GENTZKOW, Hunt Allcott and Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, [s. l.], v. 31, ed. 2, p. 211-236, 2017. DOI 10.1257/jep.31.2.211. Disponível em: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/jep.31.2.211. Acesso em: 23 set. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002. 176 p. ISBN 85-224-3169-8. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas 2002./view. Acesso em: 13 set. 2024.

KARTHIKA, P.; MURUGESWARI, R.; MANORANJITHEM, R. Sentiment Analysis of Social Media Network Using Random Forest Algorithm. IEEE International Conference on Intelligent Techniques in Control, Optimization and Signal Processing (INCOS), Tamilnadu, p. 1-5, 2019. DOI 10.1109/INCOS45849.2019.8951367. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8951367. Acesso em: 23 set. 2024.

LAZER, David M. J.; BAUM, Matthew A.; BENKLER, Yochai; BERINSKY, Adam J.; GREENHILL, Kelly M.; MENCZER, Filippo; METZGER, Miriam J.; NYHAN, Brendan; PENNYCOOK, Gordon; ZITTRAIN, Jonathan L. The science of fake news. Science, [s. l.], v. 359, ed. 6380, p. 1094-1096, 2018. DOI 10.1126/science.aao2998. Disponível em: https://www.science.org/doi/abs/10.1126/science.aao2998. Acesso em: 23 set. 2024.

MOLLER, Jorgen; SKAANING, Svend-Erik. The Ulysses Principle: A Criterial Framework for Reducing Bias When Enlisting the Work of Historians. Sociological Methods & Research, [s. l.], v. 50, ed. 1, p. 103-134, 2018. DOI https://doi.org/10.1177/004912411876910. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0049124118769107. Acesso em: 23 set. 2024.

OECD. The OECD Truth Quest Survey: Methodology and findings. OECD Publishing, Paris, n. 369, jun. 2024. OECD Digital Economy Papers, p. 1-47. DOI https://doi.org/10.1787/92a94c0f-en. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/the-oecd-truth-quest-survey_92a94c0f-en.html. Acesso em: 13 set. 2024.

PENNYCOOK, Gordon; RAND, David G. The Psychology of Fake News. Trends in Cognitive Sciences, [s. l.], v. 25, ed. 5, p. 388-402, 2021. Disponível em: https://www.cell.com/trends/cognitive-sciences/fulltext/S1364-6613(21)00051-6?rss=yes&fbclid=IwAR2-SBHPbK-NV-ShyhlJOeermbdp4njIMOhqT59XuQNn1f58qG-GpZtwpso. Acesso em: 23 set. 2024.

SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação. Acta Scientiarum. Education, [s. l.], v. 44, n. 1, ed. 52730, p. 153-189, 31 maio 2022. DOI https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52736. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52736. Acesso em: 17 set. 2024.

SHU, Kai; SILVA, Amy; WANG, Suhang; TANG, Jiliang; LIU, Huan. Fake News Detection on Social Media: A Data Mining Perspective. ACM SIGKDD Explorations Newsletter, [s. l.], v. 19, ed. 1, p. 22-36, 2017. DOI https://doi.org/10.1145/3137597.3137600. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3137597.3137600. Acesso em: 23 set. 2024.

SILVA, Vitória Pimenta Leal da. O FENÔMENO DAS FAKE NEWS NO BRASIL EM CRISE: Um ensaio sobre a cegueira na era da (des)informação. Contexto Jurídico, Rio de Janeiro, v. 8, ed. 1, p. 86-123, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/contexto/article/view/74088. Acesso em: 22 set. 2024.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. INFORMATION DISORDER: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, Strasbourg, p. 1-109, 2017. Disponível em: https://edoc.coe.int/en/media/7495-information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-research-and-policy-making.html. Acesso em: 16 set. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Maria Eduarda Crovador, Regiane Batista da Silva, Valmir Uhren