BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Gabriel Delgobo Nabozny, PAMELA STEFANI DALL’AGNOL, JOÃO LUIZ ANDROUKOVITCH

Resumo


Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tendem apresentar uma dificuldade na interação social. Vários estudos mencionam algumas terapêuticas alternativas, como a equoterapia, que utiliza equídeos dentro de uma abordagem interdisciplinar cujo objetivo é o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências físicas e intelectuais. O presente trabalho busca investigar os benefícios da equoterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Palavras-chave


Transtorno do Espectro Autista; Psicomotricidade; Equoterapia.

Referências


APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-V: Diagnostic and statistical manual of mental disorders. Washington, 2013.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA (ANDE). Fundamentos básicos sobre equoterapia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA, 1., Brasília, DF, 1999. Coletânea.... Brasília, DF: Associação Nacional de Equoterapia, 1999.

ASSOCIAÇÃO Nacional de Equoterapia. Coletânea de Trabalhos. Brasília: ANDEBRASIL, 2002.

ASSOCIAÇÃO Nacional de Equoterapia. Fundamentos Básicos da Equoterapia no Brasil. In: Apostilas do curso básico de equoterapia. Brasília, 2009.

ASSOCIAÇÃO Nacional de Equoterapia. Curso Básico. ANDE BRASIL, 2012

FOURAUX, C. G. S. et al. Desenvolvimento psicomotor da criança com Transtorno do Espectro Autista na Equoterapia: diálogo da Educação Física com a Psicologia. 2017.

FÜLBER, S. Atividade e terapia assistida por animais. 2011. Monografia (Curso de Veterinária) - Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2017. XII Congresso Internacional de Equoterapia. Brasília 2006, p. 340-342.

GONÇALVES, R. H. R. Equoterapia e psicologia: um estudo sobre o papel do psicólogo nessa prática. Universidade Paulista- UNIP ICH. 2007.

JACCARD, M. B. O cavalo nas áreas de saúde e educação. Revista Equoterapia - Nº 5 – p. 18, Agosto de 2001. Brasília.

LAUHIRAT, L. Atividade Psicomotora Equestre. Argentina. XII Congresso Internacional de Equoterapia. Brasília – 2006

LONGDEN, M. L. Ensinando e mantendo cavalos no programa terapêutico. Austrália. XII Congresso Internacional de Equoterapia. Brasília 2006, p. 340-342.

MARCHIZELI, J. C. Benefícios equoterápicos em distúrbios psicomotores. Revista Equoterapia - Nº 5, p. 8, Agosto de 2001. Brasília.

NEWTON, P. Equoterapia melhora a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Minas Gerais, 2011.

ROSSI, F. S. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas, maio 2012.

SANTOS, O. Medicina de reabilitação e equoterapia. A medicina de reabilitação ou fisiatria. Revista Equoterapia - Nº 3, p.9-10. Dezembro de 1999. Brasília.

SCHMIDT, C. (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2013.

WALTER, G. B. Plasticidade Neuronal e Equoterapia – Embasamento Teórico – Experimental – Relato de Caso. Coletânea de Trabalhos. Brasília: ANDE BRASIL, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Gabriel Delgobo Nabozny