Características patológicas causadas por Haemonchus em ovinos
Resumo
A pecuária no Brasil é uma das principais bases econômicas, entre as produções que a compõem, as que mais se destacam são a de pequenos ruminantes, entretanto há alguns problemas que se podem apresentar na produção desses animais, entre elas a haemoncose, uma doença causada por vermes denominados Haemonchus e muito importante para a área da patologia. Os Haemonchus são helmintos nematódeos (parasitos invertebrados internos com formato de corpo cilíndrico), que possuem ciclo de evolução direto, sendo apresentados em forma de vida livre (ovos expelidos pelas fezes no pasto) e vida parasitária (na qual o verme está presente no omaso) e não apresentam hospedeiro intermediário. Eles infectam os ruminantes (hospedeiro definitivo), principalmente os ovinos durante a pastagem, e estão presentes em lugares onde os climas se apresentam tropical e subtropical, devido à influência desses no ciclo de vida do verme. Esses parasitas podem causar diversos sinais em pequenos ruminantes, entre eles a anemia, que é o principal responsável por levar grande parte desses animais infectados a óbito por ser um verme hematófago e causando uma queda no lucro do produtor que trabalha com esse tipo de produção. O tratamento para haemoncose em pequenos ruminantes se dá com a aplicação de anti-helmínticos e essa patologia pode ser observada por meio de um teste de Famacha que indica o grau de anemia nesses animais, que apresentam esse tipo de doença, por meio da comparação de colorações, podendo ser diferenciadas em patológicas e normais de acordo com as cores apresentadas na mucosa desses animais.
Referências
AMARANTE, A. F. T; SILVA, B. F.S; RAGOZO, A. M; Os parasitas de ovinos. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2014.
CLIMENI, B. S. O; MONTEIRO, M. V; CICOTI, C. A. Hemonchose ovina. In.: Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, Ano VI, n. 11, julho de 2008. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/qhEoGFWTxMkIGSn_2013-6-13-16-15-28.pdf. Acesso em: 08/08/2019.
LIMA, H. L; SILVA, A. S. Haemonchus contortus: um problema na ovinocultura. In.: SB Rural, EDIÇÃO 91 ANO 4 - Quinta-feira, 12 de julho de 2012. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceo/id_cpmenu/1043/caderno_udesc_091_15197539426979_1043.pdf. Acesso em: 08/08/2019.
MELO, A. C. F. L. Caracterização do nematóide de ovinos, Haemonchus Contortus, resistente e sensível a anti-helmínticos benzimidazóis, no estado de Ceará, Brasil. (Tese de Pós-Graduação). Universidade Estadual do Ceará, 2005. Disponível em: http://uece.br/ppgcv/dmdocuments/ana_melo.PDF. Acesso em: 08/08/2019.
OLIVEIRA, C. T. M; TEIXEIRA, M. Monitoramento clínico e laboratorial de cabras vacinadas contra haemonchus contortus. In.: V EAIC, s. d. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1062794/1/cnpc2016Monitoramento.pdf. Acesso em: 08/08/2019.
Apontamentos
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica