A REABILITAÇÃO VISUAL NOS DISTÚRBIOS OCULOMOTORES EM PACIENTES NEUROLÓGICOS – RESULTADOS PARCIAIS
Resumo
Os distúrbios visuais limitam a ação da criança, o que interfere no aprimoramento de atos motores. Em pacientes neurológicos, são várias as funções visuais que podem estar comprometidas, como: acuidade visual, visão de contraste, motilidade, alinhamento ocular, campo visual, visão de cores, estereopsia e adaptação. Experiências visuais são essenciais para que a visão e habilidades psicomotoras possam desenvolver-se normalmente. A fisioterapia na oftalmologia é primordial, pois o fisioterapeuta é o profissional capacitado para trabalhar o desenvolvimento global. Foi aplicada a reabilitação visual através de um protocolo de estimulação visual, utilizado como avaliação a escala Denver e de avaliação funcional da visão, com o objetivo de verificar seus efeitos antes e após o tratamento, sendo identificado que a reabilitação visual proporcionou alguns efeitos benéficos em crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Referências
BARBOSA, I, M, R;GAGLIARDO, H, G,R,G; BRUNO, M, M,G; GASPARETTO, M, E, R, F. Avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual e múltipla deficiência como estratégia de apoio para professores e responsáveis. Rev. Educação Especial. 2018; v.31 (61): p.387- 404. Santa Maria.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Brasília -DF. 2016.
LANZELOTTE, V. Detecção precoce de alterações visuais: Papel do pediatra. Rev. Pediatria SOPERJ. 2011; p. 40-46.
ROSSI, L, D, F.; VASCONCELOS, G, C.; SALIBA, G, R.; BRANDÃO, A, O.; AMORIM, R, H, C. Avaliação da visão funcional em crianças: Revisão da literatura. Oftalmologia. v.37 (1) p.1-9.2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica