CONSCIENTIZAÇÃO DE PÚBLICO INFANTIL SOBRE DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS E DANOS AO MEIO AMBIENTE

Jeferson Pasqualotto, Carmen Lúcia Voigt

Resumo


Este trabalho relata a experiência de ação de conscientização com público infantil, de um colégio particular em Ponta Grossa/PR, visando a orientar e divulgar o modo correto de descarte de medicamentos como forma de preservação do meio ambiente, impulsionando a multiplicação desse conhecimento nas famílias. Como ação foi realizada uma palestra por acadêmico e professora do curso de Farmácia de uma IES da cidade. O público demonstrou aceitação e interesse pela temática, participando e respondendo às perguntas durante e no final da palestra. Verificaram-se tanto aprendizagem das informações pelos alunos quanto motivação para as práticas adequadas e multiplicação de conhecimento. A atividade educativa mostrou-se positiva e poderá ser subsídio para ações de educação em saúde, em outras localidades.

Referências


ANGELIM, R. C. M.; PEREIRA, V. M. A. O.; FREIRE, D. A., et al. Representações sociais de estudantes de escolas públicas sobre as pessoas que vivem com HIV/Aids. Saúde Debate. 41(112):221-229. 2017.

BARCELOS, M.N.; PERES, A. P.; PEREIRA, I. O.; CHAVASCO, L. S.; FREITAS, D.F. Aplicação do método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) na identificação de impactos ambientais causados pelo descarte doméstico de medicamentos. Engenharia Ambiental. 8(4): 62-68, 2011.

FAIOLLA, F. de P.; RIBEIRO, A. A. A.; BRENER, C. E. de S.; VEIT, H.; BAYER, V. M. L.; ROCHA, V. M. P.; RIES, E. F. Atividades educativas sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos: relato de experiência com público infantil. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 43, n. 120, p. 276-286, 2019.

GASPARINI, J.C.; GASPARINI, A. R.; FRIGIERI, M.C. Estudo do descarte de medicamentos e consciência ambiental no município de Catanduva-SP. Disponível em:. Acesso em set 2019.

HOLEK, M.T. Como a prática da conscientização do meio ambiente é importante no processo da educação infantil. Monografia. Medianeira: Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2014. 28 p.

IOB, G.A.; CAMILLO, E.G.S.; PETRY, R. Análise da forma de descarte de medicamentos por usuários de uma Unidade de Saúde no município de Porto Alegre/RS. Rev. Inf. Ciênc. Farm., v. 25, n. 3, p. 118-124, 2013.

MENEZES, C.M.V.M.C. Educação ambiental: a criança como um agente multiplicador Monografia. São Caetano do Sul: Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia; 2012. 46 p.

NASS, D. P. O Conceito de Poluição. Revista Eletrônica de Ciências. Número 13, Nov. 2002.

NASCIMENTO, C. E. Descarte de Remédios: uma questão muito grave. Disponível em:. Acesso em set 2019.

SCHUNEMANN, D. R.; ROSA, M.B. Conscientização ambiental na educação infantil. UFSM. 1(1):122-132. 2010.

UEDA, J.; TAVERNARO, R.; MAROSTEGA, V.; PAVAN, W. Impacto ambiental do descarte de fármacos e estudo da conscientização da população a respeito do problema. Rev. Ci. Amb. 5(1): 1-6, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica