TRANSPLANTE HEPÁTICO: DEFINIÇÕES, CARACTERÍSTICAS E ÍNDICES
Resumo
O transplante de fígado um dos procedimentos considerado de maior complexidade, devido a sua importância no organismo, assim depende de um cuidado mais cauteloso. A indicação para o transplante hepático é dada aqueles portadores de patologias como cirrose, insuficiência hepática fulminante, tumores no órgão e o trauma. O estudo teve por objetivo descrever a atitude dos enfermeiros do Centro Cirúrgico na realização de transplante hepático, os cuidados ao paciente do pré-operatório até o momento da alta hospitalar. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos e livros publicados nos últimos 20 anos nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, caracteriza como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O estudo descreveu as etapas da Sistematização da assistência de enfermagem Peri operatório (SAEP), sendo fundamental para minimizar as complicações no pós-operatório. A análise dos dados obtidos para esse estudo, permitiu identificar a importância dos cuidados de enfermagem em todas as fases do transplante, desde do pré-operatório, momento da alta e seus respectivos cuidados em domicilio.
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
CANERO, T. R., et al. Diagnostico de enfermagem para o pós-operatório imediato de pacientes submetidos a transplante hepático. Einstein. São Paulo, v. 2, p.100-104, 2004.
CHEEVER, K. H., et al. BRUNNER E SUDDARTH Tratado de Enfermagem Médico - Cirúrgica. 13º edição. Guanabara Koorgan. 2016. 2156 p.
COSTA, A.M.A., et al. Sistematização da assistência de enfermagem Peri operatória como tecnologia no processo de cuidar. vol.23, n.2, p.165-169. 2018.
DICIONARIO AURELIO.
JUNIOR, O. C. S., et al. TRANSPLANTE DE FÍGADO: INDICAÇÃO E SOBREVIDA. Acta Cirúrgica Brasileira. v. 17, n. 3, p. 83-91, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica