ALIENAÇÃO PARENTAL E A SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
Resumo
A Alienação Parental como também em sua decorrência a Síndrome da Alienação Parental é hoje um dos principais problemas dos ex-casais, como também da sociedade moderna em um todo. Após um longo processo em que há a possibilidade de desfazer o matrimônio ou união estável, como também uma maior autonomia das mulheres na sociedade, adentrando no mercado de trabalho, bem como uma maior liberdade de expressão e responsabilidade familiar exercido pelo papel da mulher nos dias de hoje. Após a separação em que começa os problemas, pois os sentimentos da relação que foi rompida, bem como após este rompimento, fazem com que os genitores ou quem detenha a guarda da criança ou adolescente comece a realizar a Alienação Parental, difamando e tentando criar uma relação entre o menor e o genitor vítima de aversão não somente a este, mas todas as pessoas que vivem em seu meio social, como parentes, amigos e pessoas conhecidas. Neste aspecto, pretende-se analisar a alienação parental, como também o seu desenvolvimento posterior em casos mais extremos onde o sentimento do menor transforma-se em uma total aversão ao genitor, sendo conhecido como Síndrome da Alienação Parental. Também a análise de formas para evitar e diminuir a incidência da Alienação Parental, através de alguns instrumentos jurídicos estudados neste trabalho como a Lei de Guarda Compartilhada (11.698/2008) e a Lei da Alienação Parental (12.318/2010), verificando se estas são formas que estão realmente dando resultados e quais os efeitos psicológicos que afetam a criança e o adolescente.
Referências
FREITAS, Douglas Phillips. Guarda compartilhada e as regras da perícia social, psicológica e interdisciplinar. Florianópolis: Conceito Editorial, 2009.
SILVA, Denise Maria Perissini da. Guarda compartilhada e síndrome de alienação parental: O que é isso? Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2009.
PAULO, Beatrice Marinho. Alienação parental: identificação, tratamento e prevenção. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões, Belo Horizonte, V.19, p.8, dez/jan. 2011
BUOSI, Caroline de Cássia Francisco. Alienação Parental: Uma interface do Direito e da Psicologia, Curitiba, PR, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica