EFEITO DE DESFOLHA SOBRE COMPONENTES DE PRODUÇÃO NA CULTURA DO MILHO

Rodrigo Alves Ribas, André Trentin, Rafael Henrique De Jesus, Sara Kogeo, Nyckson Zanatha Zanatha

Resumo


A cultura do milho é uma das principais culturas cultivadas no Brasil. Com isso, estudos sobre a desfolha na cultura do milho, em especial na fase de enchimento de grãos são fundamentais. Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da desfolha do milho em diferentes componentes de produção. O delineamento experimental foi de blocos casualizados em fatorial com 5 (cinco) repetições e 4 (quatro) tratamentos, constituído de um único hibrido de ciclo precoce (32R22 VYH), sendo o fator de desfolha T1- testemunha, T2- desfolha abaixo da espiga, T3- desfolha das folhas acima da espiga e T4- desfolha intermediária. Além disso, foram avaliados os elementos da espiga, tais como, comprimento, diâmetro, densidade da espiga, densidade do sabugo, massa de grãos por espiga, número de fileira por espiga, número de grãos por fileira, massa de mil grãos e produtividade. Como resultado, verificou-se que a desfolha, retirada da área foliar no estádio R2 da planta, foi prejudicial aos componentes de produção como: comprimento de espiga, densidade da espiga, densidade do sabugo e produtividade, cujo tratamento de desfolha acima da espiga diferiu estatisticamente da testemunha. Já os outros componentes da produção, como diâmetro da espiga, massa de grão por espiga, número de fileira por espiga, número de grãos por fileira, massa de mil grãos não se diferiram estatisticamente entre os tratamentos.


Referências


ALVIM, K.R.T. et al. Quantificação da área foliar e efeito da desfolha em componentes de produção de milho. Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 5, p.1017-1022, maio 2010.

ALVIM, K.R.T. et al. Redução da área foliar em plantas de milho na fase reprodutiva. Revista Ceres, Viçosa, v. 58, n. 4, p.413-418, jun. 2011.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para analise de sementes, p. 306-3016, 2009

BRITO, C.H. et al. Redução De Área Foliar em Milho em Região Tropical no Brasil e os Efeitos em Caracteres Agronômicos. Interciencia, Venezuela, v. 36, n. 4, p.291-295, abr. 2011.

FREITAS, R. A. B. Desempenho Agronômico de Híbridos de Milho Submetidos a Diferentes Desfolhas. 2012. 54 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Agronomia, Universidade Federal de Uberlânida, Uberlândia, 2012.

GONDIM, T. C. O. Efeito de desfolha nas características agronômicas e na qualidade fisiológica de sementes de trigo. 2006. 71 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

MARCHI, S. L.. Interação entre desfolha e população de plantas na cultura do milho na região oeste do Paraná.2008. 58 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2008.

PEREIRA, M. J. R. et al. Características morfoagronômicas do milho submetido a diferentes níveis de desfolha manual. Revista Ceres, Viçosa, v. 59, n. 2, p.200-205, mar. 2012.

REPKE, R. A. et al. Altura de planta, altura de inserção de espiga e número de plantas acamadas de cinco híbridos de milho. XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2012, Águas de Lindóia, 2012. p. 1940 – 1943.

SOUZA, V. Q. de et al. DESFOLHAMENTO ARTIFICIAL E SEUS EFEITOS NOS CARACTERES MORFOLÓGICOS E PRODUTIVOS EM HÍBRIDOS DE MILHO. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Frederico Westphalen, v. 14, n. 1, p.61-74, jan. 2015.

TROGELLO, E. et al. RESPOSTAS MORFOAGRONÔMICAS DE MILHO SUBMETIDO A DESFOLHA ARTIFICIAL. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, [s.i], v. 16, n. 3, p.460-468, jan. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica