NEUROCIÊNCIA VAI A ESCOLA: TAA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
A neurociência é a área do conhecimento que estuda como o cérebro tece as redes neurais e como os neurônios, por meio de estímulos elétricos, transmitem e adquirem conhecimento. A capacidade de adquirir e passar conhecimentos é exclusivamente humana. No entanto, nesse processo de ensino/aprendizagem, alguns transtornos globais de desenvolvimento, como o Transtorno do Déficit de Atenção e o Transtorno do Espectro Autista, acabam prejudicando a comunicação e a aprendizagem de alguns alunos. Outro problema encontrado é a ansiedade e a depressão infantil. Visando elucidar esses conceitos, a presente pesquisa procurou analisar os principais transtornos de desenvolvimento e aprendizagem, e elucidar a importância da Terapia Assistida com Animais como metodologia para facilitar a aprendizagem de alunos com autismo, déficit de atenção, hiperatividade, depressão e ansiedade. Nesse sentido, foi desenvolvido o projeto Neurociência na escola, onde foram levados animais para a sala de aula que tinham alunos com TDAH, TEA ou ansiedade infantil, a fim de comprovar a eficácia desse método. O projeto foi desenvolvido no Colégio Vila Militar – CESCAGE, localizado na cidade de Ponta Grossa/PR, com o intuito de melhorar o bem-estar e a saúde mental de crianças com hiperatividade, déficit de atenção, autismo, depressão e ansiedade. Após a presença dos animais, foi preciso aplicar a Escala de Ansiedade de Spence (SCAS), onde houve correlação significativa entre as notas e a escala (r= - 0,376 e p=0,04), ou seja, quanto maior a escala, menores as notas dos alunos. A média da escala dos alunos do sexo feminino foi significativamente maior do que do sexo masculino (p=0,015) e a média da escala dos alunos com queixa de cefaleia foi significativamente maior do que a média dos alunos sem queixa (p=0,027).
(PALAVRAS-CHAVE: Neurociência; Educação; TDAH; TEA; Terapia Assistida com Animais.)
Referências
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