SÍNDROME DE HUTCHINSON-GILFORD: ETIOPATOGENIA E ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA
Resumo
A Síndrome de Hutchinson-Gilford ou progéria, é uma doença extremamente rara, de caráter autossômica dominante, com incidência aleatória em crianças, com sinais e sintomas bem evidentes a partir dos 2 anos de idade. Os portadores apresentam disfunções orgânicas como distúrbios circulatórios, tegumentares e motores. A terapêutica envolve a remissão de sintomas, como a dor, o desconforto, a hidratação, alimentação balanceada e medicação de manutenção. A assistência clínica permite a atuação de multiprofissionais, com o olhar integral da criança. Considerando a evolução gradativa da síndrome e seu caráter epidemiológico, este estudo teve por objetivo a identificação fisiopatológica, os achados clínicos mais evidentes, e a abordagem das principais terapias utilizadas na síndrome. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos publicados nos últimos 10 anos, caracterizada como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram utilizados 5 artigos em língua portuguesa, pesquisados no mês de setembro de 2019. Foi possível concluir que a progéria é uma doença extremamente debilitante, e exige dos profissionais conhecimento devidamente aplicado no atendimento integral e humanizado do portador.
Referências
COSTA, Y. A. et al. Síndrome de Hutchinson-Gilford: um estudo da literatura. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), Quixadá. Anais Quixadá: Centro Universitário Católica de Quixadá, 2015.
GONÇALVES, A. R. R. Síndrome de Hutchinson-Gilfordou Progéria: passado, presente e abordagens terapêuticas futuras. Monografia [Mestrado em Ciências Farmacêuticas]. Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
GUEDES, D.R.S.; et al. Síndrome de hutchinson-gilford (progéria): uma breve revisão bibliográfica sobre a influência genética e tratamento. Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, 2017.
MANUAL SOBRE PROGÉRIA, 2012.
SWAHARI, V.; NAKAMURA, A. Acelerando o relógio: O passado, presente e futuro da progéria. Desenvolvimento, crescimento e diferenciação: A sociedade japonesa de biólogos de desenvolvimento, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica