TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV E A ASSISTÊNCIA INTEGRAL QUALIFICADA PREVENTIVA
Resumo
O HIV é um vírus com grande potencialidade de contaminação, visto as condições de transmissão. Uma das formas de transmissão do vírus, é a transversal da mãe para o filho, o que exige dos profissionais de saúde que prestarão assistência a gestante, o correto manejo e orientação dentro das instituições de saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos publicados nos últimos 10 anos, caracteriza como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, assim, foram selecionados 4 artigos em língua portuguesa. Com este estudo foi possível conhecer as principais características de uma possível transmissão vertical do HIV, com elucidação das principais atuações dos profissionais de saúde na assistência integral e qualificada ao parto.
Referências
FRIEDRICH, L.; et al. Transmissão vertical do HIV: uma revisão sobre o tema. Boletim Científico de Pediatria. v. 5. N. 3, 2016.
KAKEHASI, F. M.; et al. Vírus da imunodeficiência humana adquirida/ HIV no período neonatal. Revista médica de Minas Gerais. p: 241-247, 2014.
LANGERDOF, T.F.; et al. Profilaxia da transmissão vertical do HIV: cuidado e adesão. Rev. Bras. Enferm. v.69(2). p.275-81, 2016.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis: manual de bolso. Secretaria de vigilância e saúde, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica