NEUROBLASTOMA: CARACTERÍSTICAS FISIOPATOLÓGICAS E A QUALIDADE DA ASSITÊNCIA DE ENFERMAGEM
Resumo
As neoplasias são consideradas umas das principais causas de morte do mundo moderno, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer é a quarta principal causa de morte no mundo. O tratamento contra o câncer é muitas vezes demorado, complexo e prejudicial para todos os envolvidos, por isso cabe a equipe de enfermagem, ofertar a estes pacientes um cuidado humanizado e qualidade de vida. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos publicados nos últimos 8 anos, caracterizada como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram abordados 6 artigos em língua portuguesa, coletados no mês de setembro de 2019. Portanto, torna-se necessário a prática cada vez mais constante do cuidado integral e humanizado, a medida do desgaste físico e emocional do paciente com NB, fortalecendo de maneira multidisciplinar o protagonismo e autoconfiança, para a imersão completa no tratamento do tumor.
Referências
BUENO, P.C.; NEVES, E.T.; RIGON, A.G. O manejo da dor em crianças com câncer: contribuições para a enfermagem. Cogitare Enferm. v.16(2). p.226-31, 2011.
COUANET, D.V. Neuroblastoma. Orphanet, 2016.
INSTITUTO NACIONAL DO CANCER. Neuroblastoma, 2018.
MENDONÇA, A.C.A.; PAES, P.F.A.; TOMAZ, A.P.K.A. A importância do cuidado sistematizado à criança com Neuroblastoma IV na terapêutica Oncológica. Instituto Nacional do Cancer, 2016.
LUCENA, J.N.; et al. Aspectos clínicos, epidemiológicos e sobrevida de crianças com neuroblastoma: 21 anos de experiência do instituto de oncologia pediátrica. Rev. Paul. Pediatr. V.36(3). P.254-260, 2018.
TORTURELLA, M.R.; et al. Neuroblastoma com metástase orbitária. Rev. Bras. Oftalmol. V.70 (2). p. 109-13, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica