FECHAMENTO DE DIASTEMA INTERINCISAL COM RESTAURAÇÃO DIRETA EM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO
Resumo
O diastema interincisal é um problema considerado estético e muito comum. A presença dessa alteração pode quebrar o equilíbrio harmônico facial, influenciando negativamente nas relações sociais do indivíduo. Muitas são as condutas que podem ser realizadas para um bom resultado, podendo envolver mais de uma especialidade, sendo que a maioria dos casos são positivamente resolvidos com resina composta, utilizando a técnica de restauração direta. A finalidade é restabelecer a forma, função e estética do sorriso, utilizando a resina adequada para garantir sucesso com relação à cor, propriedades mecânicas e facilidade na execução da técnica. O presente trabalho consiste em relato de caso, utilizando da técnica direta em resina composta, para fechamento de diastema interincisal. Paciente A.L.F., 18 anos, sexo feminino, procurou tratamento na Clínica Odontológica do CESCAGE, queixando-se da insatisfação com seu sorriso. Observou-se durante o exame clínico a presença de um diastema envolvendo os dentes 11 e 21. Em sessão única foram realizadas as restaurações diretas em resina composta. O resultado foi um sorriso mais harmônico e estético, atendendo as expectativas da paciente. A técnica de restauração direta em resina composta mostrou-se desafiadora e também suficiente para este caso, sendo mais conservadora e conseguindo devolver função e forma com um resultado imediato, além de custo inferior comparada a outras técnicas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, R.R. et al. Diastemas interincisivos centrais superiores: quando e como intervir? Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial, v.9, n.3, p.137-156, 2004.
ARAUJO, E.P. et al. Fechamento de diastemas com restaurações diretas de resina composta: relato de caso clínico. Revista gestão e saúde, ISSN 1984-8153.
BISHARA, S. E. Management of diastemas in orthodontics. Am J Orthod, v.61, n.1, p.55-63, 1972.
COIMBRA, N.C. et al. Diastemas interincisais superiores: revisão acerca da etiologia, tratamento e estabilidade em longo prazo. Revista Disciplinarum Scientia, v.17, n.1, p.95-109, 2016.
MONDELLI, J.; PEREIRA, M.A.; MONDELLI, R.F.L. Etiologia e tratamento dos diastemas dentários. Biodonto Rev Odontológica, v.1, n.3, p.11-111, 2003.
MOYERS, R. E. Ortodontia. 1991.
MULLER, R.S; M.G. Restaurações adesivas diretas com resina composta para fechamento de diastemas. Revista Odontológica do Planalto Central, v.2, n.2, p.13-16, 2012.
OLIVEIRA, D.C.R.S et al. Resolução estética: fechamento de diastemas e contorno cosmético. Prosthes. Lab. Sci. V.3, n.10, p.107-113.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica