Diretrizes para Autores
A Revista Experiências e Evidências em Fisioterapia e Saúde possui a política de fluxo contínuo para as submissões dos autores, podendo, eventualmente, realizar chamadas públicas para volumes especiais.
Para submeter o artigo, uma cópia completa do texto, padronizada conforme as normas de submissão, deverá ser encaminhada ao Conselho Editorial para ser avaliada.
Será realizada uma análise inicial para verificar se foram observadas as normas de formatação exigidas pela Revista Experiências e Evidências em Fisioterapia e Saúde, para em seguida ser realizado o envio aos pareceristas.
1 GERAIS:
Apresentação:
O texto deve ser digitado em processador de texto Word ou compatível, em tamanho A4, com margens laterais, inferiores e superiores de três centímetros (3 cm), espaçamento de linhas simples e fonte Arial, tamanho de letra 12. O texto completo, incluindo páginas de rosto e de referências, tabelas e legendas de figuras, deve conter no máximo 25 mil caracteres com espaços.
A página de rosto deve conter:
a) título do trabalho (preciso e conciso) e sua versão para o inglês, com fonte Arial 12, negrito, espaçamento simples e centralizado;
b) nome completo dos autores, com números sobrescritos remetendo à afiliação institucional e vínculo;
c) afiliação institucional dos autores (com respectivos números sobrescritos); no caso de docência, informar título; se em instituição diferente da que sediou o estudo, fornecer informação completa, como no caso de não-inserção institucional atual, indicar área de formação e eventual título;
d) endereço postal e eletrônico do autor correspondente;
e) indicação de órgão financiador de parte ou todo o estudo se for o caso;
f) no caso de estudos com seres humanos ou animais, indicação do parecer de aprovação pelo comitê de ética.
Resumo, abstract, palavras-chave e keywords:
A segunda página deve conter os resumos em português e inglês (máximo de 250 palavras). O resumo e o abstract devem ser redigidos em um único parágrafo, justificado, buscando-se o máximo de precisão e concisão; seu conteúdo deve seguir a estrutura formal do texto, ou seja, indicar objetivo, procedimentos básicos, resultados mais importantes e principais conclusões. São seguidos, respectivamente, da lista de até cinco palavras-chave e keywords (sugere-se a consulta aos DeCS – Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde do Lilacs (http://decs.bvs.br).
Estrutura do texto:
Sugere-se que os trabalhos sejam organizados mediante a seguinte estrutura formal:
a) Introdução –apresentar o problema abordado e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho; devem ser evitadas divagações, situando o tema no tempo e no espaço;
b) Material e métodos – descrever em detalhe a seleção da amostra, os procedimentos e materiais utilizados, de modo a permitir a reprodução dos resultados, além dos métodos usados na análise estatística. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional;
c) Resultados – devem ser apresentados de forma breve e concisa, em seqüência lógica, em geral com apoio em tabelas e gráficos. Deve-se ter o cuidado para não repetir no texto todos os dados das tabelas e/ou gráficos;
d) Discussão – comentar os achados mais importantes, discutindo os resultados alcançados comparando-os com os de estudos anteriores. Quando houver, apresentar as limitações do estudo;
e) Conclusão – Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subseqüente, buscando, sim, confrontar o que se obteve, com os objetivos inicialmente estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo, sem necessidade de consultar outros itens do mesmo.
O corpo do texto deve apresentar a seguinte formatação: Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, separado em 2 colunas.
Tabelas, gráficos, quadros, figuras e diagramas:
Tabelas, gráficos, quadros, figuras e diagramas são considerados elementos gráficos. Só serão apreciados manuscritos contendo no máximo cinco desses elementos. Recomenda-se especial cuidado em sua seleção e pertinência, bem como rigor e precisão nas legendas, as quais devem permitir o entendimento do elemento gráfico, sem a necessidade de consultar o texto. Note que os gráficos só se justificam para permitir rápida compreensão das variáveis complexas, e não para ilustrar, por exemplo, diferença entre duas variáveis. Todos devem ser fornecidos no final do texto, mantendo-se neste, marcas indicando os pontos de sua inserção ideal. As tabelas (títulos na parte superior) devem ser montadas no próprio processador de texto e numeradas (em arábicos) na ordem de menção no texto; decimais são separados por vírgula; eventuais abreviações devem ser explicitadas por extenso na legenda.
Figuras, gráficos, fotografias e diagramas trazem os títulos na parte inferior, devendo ser igualmente numerados (em arábicos) na ordem de inserção. Abreviações e outras informações devem ser inseridas na legenda, a seguir ao título.
Referências bibliográficas:
As referências bibliográficas devem ser organizadas em seqüência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, seguindo os Requisitos Uniformizados para Manuscritos Submetidos a Jornais Biomédicos, elaborados pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (http://www.icmje.org/index.html).