ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLÓGICAS EM RELAÇÃO A OTIMIZAÇÃO DE DOSE EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Fabrício Loreni da Silva Cerutti, Lincoln J. Stallmach Filho, Stefhanie A. Souza, Celina M. Furquim, Rubyan L. S. Piazzetta

Resumo


O objetivo do presente trabalho é verificar se Biomédicos, Técnicos e Tecnólogos otimizam a dose de radiação ao realizarem exames de Tomografia Computadorizada. A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame de imaginologia que está entre os que mais depositam dose ao paciente, por este motivo é imprescindível buscar a redução de dose com a melhor imagem possível. Para a verificação da utilização de parâmetros de otimização de dose pelos profissionais da saúde foi desenvolvido um questionário via plataforma do Google LLC. Os resultados apontaram que 96,2% dos profissionais participantes otimizam a dose no paciente e os outros 3,8% não otimizam, mas informaram que por motivo do estabelecimento não permitir alterações no protocolo. Sobre a forma de como reduzir a dose nos pacientes apenas 38,5% responderam certo sobre a regra dos 15% (aumentar 15% o Kvp e diminuir em 50% o mAs), os demais 61,5% responderam de forma errada a forma de aplicação desse método. Para meios de otimização modular a dose 65,4% aplicam, 23,1% utilizam o Sueview e 11,5% dizem utilizar outra opção de otimização. Cerca de 50% disseram utilizar o modulador de dose em TC em todos os pacientes, e 15,4% disseram que não usam 30,8% disseram utilizar às vezes e 3,8% relataram que o aparelho ao qual trabalham não disponibiliza modulador. Podemos concluir que a formas de otimização da dose mais utilizada na TC pelos participantes é a regra dos 15% no entanto a maioria respondeu errado a forma de aplicar essa otimização.

Texto completo:

PDF

Referências


DALMAZO, Juciléia. Otimização da dose em exames de rotina em tomografia computadorizada: estudo de viabilidade em um Hospital Universitário. Radiol Bras, [S. l.], p. 1, 1 jun. 2010.

GEFIM, GEFIM. Principio ALARA ou Principio de Otimização. Grupo de ensino de física médica da PUC-SP, [S. l.], p. 1, 1 abr. 2018.

JAKUBIAK, Rosangela et al. PROTOCOLOS PARA A REALIZAÇÃO DE RADIOGRAFIAS. CBR Radiologia Brasileira, [s. l.], 9 maio 2006.

RODRIGUES, Sonia Isabel et al. Estudo da dose nos exames de tomografia computadorizada abdominal em um equipamento de 6 cortes. Radiologia Brasileira, [s. l.], 3 dez. 2012.

SILVA, Pâmela Petenucci da. OTIMIZAÇÃO DA DOSE DE RADIAÇÃO IONIZANTE EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. Tekhne e Logos, Botucatu, [S. l.], p. 88-101, 1 abr. 2018.

SOARES, Flávio Augusto Penna. Utilização de vestimentas de proteção radiológica para redução de dose absorvida: uma revisão integrativa da literatura. Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, [S. l.], p. 97-103, 1 mar. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Journal of Health - ISSN 2178-3594