DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR: UM LEVANTAMENTO DA SAÚDE MENTAL DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE

Ana Celia Vieira, Damaris Godoy Leite, Jaine leticia pabis, Larissa Mayara da Silva, Luciane Ienke, Nicoly Bach Stelzner

Resumo


RESUMO: O conjunto de mudanças que ocorrem na graduação, principalmente os de ordem emocional, podem desencadear distúrbios mentais que interferem no desempenho do acadêmico e do futuro profissional. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo identificar os principais condicionantes que favorecem o aparecimento de problemas de saúde mental em acadêmicos de cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória de campo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior do Município de Ponta Grossa-PR. A coleta de dados foi realizada tendo como instrumento um questionário com 34 perguntas, que foi respondido por 106 acadêmicos dos cursos da área da saúde da instituição. Os resultados apresentaram a relação das atividades acadêmicas com a degradação da saúde mental dos estudantes. Dada a relação entre o adoecimento e fatores acadêmicos, sugere-se a implantação e aplicação de setores de apoio psicológico aos universitários, possibilitando a prevenção de transtornos mentais e a manutenção da qualidade de vida.


Palavras-chave


Saúde Mental; Estudantes de Ciências da Saúde; Transtornos Mentais.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, A. D.; Vida universitária e saúde mental: atendimento às demandas de saúde e saúde mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147. v. 2, n.4-5, p.159 – 177, 2009.

CARLETO, C.T.; MOURA, R.C.D.; SANTOS, V.S.; PEDROSA, L.A.K. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Rev. Eletr. Enf. V.20, 2018.

CASTRO, V. R. Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco - Edição nº 9, 2017.

COSTA, M; MOREIRA, Y.B. Saúde mental no contexto universitário. UFPR, 2016.

GARRO, I. M. B.; CAMILLO, S. O.; NOBREGA, M. P. S. S. Depressão em Graduandos de Enfermagem. Acta Paul Enferm. v. 19. p. 162-167, 2006.

GOLDBERG, D. P. The detection of psychiatric illness by questionnaire: a technique for the identification and assessment of non psychotic psychiatric illness. London, Oxford University Press, 1972.

GOMES, J.L.; SILVA, M.F.; ARANZATE, G.H. Cansaço e Universidade: a saúde mental dos universitários. UFPI, 2018.

KOURY, M.G.P. Medos urbanos e mídia: o imaginário sobre juventude e violência no Brasil atual. Revista Sociedade e Estado. V. 26, 2011.

MOREIRA, S.N.T.; VASCONSELLOS, R.L.S.S.; HEATH, N. Estresse na Formação Médica: como lidar com essa realidade?. Revista Brasileira de Educação Médica. V.39. P. 558-564, 2015.

PADOVANI, R. C.; et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas . v.10. p.2-10, 2014.

VENTURINI, E.; GOULART, M.S.B. Universidade, solidão e saúde mental. Revista de Extensão da UFMG. v. 4. p.94-115, 2016.

VIEIRA, L.L.; SCHERMANN, L.B. Estresse e fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil. Aletheia. V.46. P.120-130, 2015.

VITTUDE. Ìndices de transtornos mentais no Brasil. Vittude – terapia online, São Paulo – 05 de Agosto de 2019. Disponível em: .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Journal of Health - ISSN 2178-3594