NEUROCIÊNCIA VAI À ESCOLA: EMOÇÕES NEGATIVAS E A RELAÇÃO COM DOENÇAS FÍSICAS E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

Erika Zanoni Fagundes Cunha, Bianca Jaqueline Prestes, Stephany Collares, Elaine Portes, Maria Inês Gonzalez

Resumo


: Foi realizado no Colégio Vila Militar Cescage, em Ponta Grossa-PR, um projeto voltado para a saúde mental e o bem-estar das crianças. Para coleta de dados foram utilizados a Escala de Ansiedade de Spence (SCAS), o protocolo de dados pessoais, o prontuário da enfermagem e as notas do primeiro bimestre dos alunos. Foram analisados como os sintomas de ansiedade refletem na saúde física, no comportamento e na cognição de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. Houve correlação significativa entre as notas e a escala (r = - 0,376 e p=0,04), ou seja, quanto maior a escala, menores as notas dos alunos. A média da escala dos alunos do sexo feminino foi significativamente maior do que do sexo masculino (p=0,015) e a média da escala dos alunos com queixa de cefaleia foi significativamente maior do que a média dos alunos sem queixa (p=0,027). Esses resultados podem ajudar no desenvolvimento de ferramentas de avaliação da qualidade de vida de estudantes para se identificar sinais de estresse e desenvolver estratégias para minimizar os efeitos deletérios deste.

Texto completo:

PDF

Referências


AMTHOR, Frank. Neurociências para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

ARNSTEN, Amy. F. T.; RASKIND, Murray. A.; TAYLOR, Fletcher. B.; CONNOR, Daniel. F. The effects of stress exposure on prefrontal cortex: Translating basic research into successful treatments for post-traumatic stress disorder. Neurobiology of Stress,v. 1, p. 89–99, 2015. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2352289514000101.

BOWLBY, J. Cuidados Maternos e saúde mental. 5ta. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRANDÃO, M. L.; GRAEFF, F. G. Neurobiologia dos transtornos mentais. São Paulo: Editora Ateneu, 2014.

BRANDÃO, Marcus Lira. Psicofisiologia – as bases fisiológicas do comportamento. São Paulo: Atheneu, 2001.

BRANDÃO, Marcus Lira. As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2004.

CRUVINEL, Miriam; BORUCHOVITCH, Evely. Compreendendo a depressão infantil. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes. Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DUMAN, Ronald. Neuronal damage and protection in the pathophysiology and treatment of psychiatric illness: Stress and depression. Dialogues in clinical neuroscience, v. 11, p. 239–255, 2009.

IBM Corp. Released 2012. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 21.0. Armonk, NY: IBM Corp.

KROENKE, Kurt; SPITZER, Robert L.; WILLIAMS, Janet B. W.; MONAHAN, Patrick O.; LÖWE, Bernd. Anxiety Disorders in Primary Care: Prevalence, Impairment, Comorbidity, and Detection. Annals of Internal Medicine, v. 146, n. 5, p. 317, 2007. DOI: 10.7326/0003-4819-146-5-200703060-00004. Disponível em: http://annals.org/article.aspx?doi=10.7326/0003-4819-146-5-200703060-00004.

MCEWEN, Bruce S. Stress and hippocampal plasticity. Annual Review of Neuroscience, v. 22, n. 1, p. 105–122, 1999. DOI: 10.1146/annurev.neuro.22.1.105. Disponível em: http://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev.neuro.22.1.105.

MITRA, R.; SAPOLSKY, R. M. Acute corticosterone treatment is sufficient to induce anxiety and amygdaloid dendritic hypertrophy. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 105, n. 14, p. 5573–5578, 2008. DOI: 10.1073/pnas.0705615105. Disponível em: http://www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.0705615105.

NEMEROFF, Charles B. Paradise Lost: The Neurobiological and Clinical Consequences of Child Abuse and Neglect. Neuron, v. 89, n. 5, p. 892–909, 2016. DOI: 10.1016/j.neuron.2016.01.019. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0896627316000209.

OLIVEIRA, Maria Isete. Indisciplina escolar: Determinantes, conseqüências e ações. Brasília: Liber Livro, 2005.

Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL™) version 4.0 Disponível em: PedsQL™ (www.pedsql.org/about_ pedsql.html)

RELVAS, Marta Pires. A Neurobiologia Da Aprendizagem Para Uma Escola Humanizadora. Rio de Janeiro: Wak, 2017.

RYGULA, Rafal; PAPCIAK, Justyna; POPIK, Piotr. Trait Pessimism Predicts Vulnerability to Stress-Induced Anhedonia in Rats. Neuropsychopharmacology, v. 38, p. 2188, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1038/npp.2013.116.

SAPOLSKY, Robert M. Por que as zebras não têm úlceras? São Paulo: Francis, 2007.

SAVEANU, Radu V.; NEMEROFF, Charles B. Etiology of Depression: Genetic and Environmental Factors. Psychiatric Clinics of North America, v. 35, n. 1, p. 51–71, 2012. DOI: 10.1016/j.psc.2011.12.001. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0193953X11001195.

SPALDING, K. L. et al. Dynamics of hippocampal neurogenesis in adult humans. Cell, v. 153, n. 6, p. 1219–1227, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cell.2013.05.002.

VELASQUES, Bruna Brandão; RIBEIRO, Pedro. Neurociências e Aprendizagem: Processos Básicos e Transtornos. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Journal of Health - ISSN 2178-3594