O CÁRCERE E A POPULAÇÃO IDOSA
Resumo
No Brasil, vem surgindo diversas evidências do aumento exponencial da população idosa, determinado pela evoluída queda das taxas de fecundidade e natalidade vivenciada a partir dos anos 60. Há ainda uma série de agravantes que provocam discussões por todo o canto relacionados às falhas da gestão no manuseio de ações de promoção a longevidade brasileira. Esta situação de penúria evidência a queda das perspectivas sociais dos idosos, o que contribui para o aumento da criminalidade e consequentemente ao abalo do sistema carcerário brasileiro, com uma grande percentagem de detentos idosos. Esta pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos publicados nos últimos 10 anos, caracteriza como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O sistema prisional brasileiro apresenta inúmeros problemas, estes vão desde a estrutura até a alimentação, isso ocorre devido à superlotação do mesmo, sendo assim o sistema é falho na seguridade de direitos e condições de vida básica dentro do presídio. A população idosa é muito afetada, pois a mesma possui particularidades devido a condição fisiológica do próprio organismo que acarreta na deterioração dele, porém esta é potencializada devido as circunstâncias ao qual o organismo é submetido. Portanto há necessidade de uma reforma nos âmbitos do código penal, sistema carcerário e Estatuto do idoso, onde se busca a resolução de inúmeros problemas, sendo que estes são de caráter emergencial, tendo em vista que a população idosa aumenta progressivamente a cada ano concomitante ao aumento da criminalidade, fazendo necessário um novo olhar sobre esta em especifico.
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, H.A.S.; SILVA, S.K.; SANTOS, M.I.P.O. Aids em idosos: vivências dos doentes. Esc. Anna Nery. v. 14(4). p.712-719, 2010.
ARAÚJO, H. A. A.; MENDES, R. P. S. A situação do idoso encarcerado no Brasil. 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Novo Diagnóstico de pessoas presas no Brasil. Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas - DMF Brasília/DF, 2014.
BRASIL. Lei nº º 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispões sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho do Idoso e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispões sobre Estatuto do Idoso e dá outras providências.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Carmen Lúcia diz que preso custa 13 vezes mais do que um estudante no Brasil. 2016.
EULÁLIO, P.N.F. Atenção à saúde mental de idosas em situação de encarceramento prisional: estudo de caso. 2017.
GHIGGI, Maria Portella. O Cárcere e o envelhecimento do preso, 2016.
KÖLLING, G. J.; SILVA, M. B. B.; PIRES, M. C. D. N. O Direito à Saúde no Sistema Prisional. Rev Tempus Actas Saúde Col. p. 281-297, 2013.
LERMEN, H. S; et. al. Saúde no cárcere: análise das políticas sociais de saúde voltadas à população prisional brasileira. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, p.905-924, 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Cadernos de Atenção Básica - n.º 19. Brasília – DF, 2006.
JESUS, I.T.M.; et al. Fragilidade e qualidade de vida de idosos em contexto de vulnerabilidade social. Texto Contexto Enfermagem, 2018.
OLIVEIRA, L. V.; COSTA, G. M. C.; MEDEIROS, K. K. A. S. Envelhecimento: significado para idosos encarcerados. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, p.139-148, 2013.
DEPEN. Práticas e orientações técnicas da área da saúde nas unidades penais do Paraná. Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Curitiba, 2011.
ROSÁRIO, M. et al. Atuação da enfermagem no sistema penitenciário do Brasi, 2016.
ROVERE, C.; PALMA, V.C.L. Detentos-idosos e a neutralização de seus direitos, 2014.
MELO. N S.; SOUZA, J. C.; OLIVEIRA, M. M.; COELHO, A. B. Envelhecer no sistema prisional: condições de saúde de idosos privados de liberdade em um CRS-APAC em um município de Minas Gerais. Revista de Enfermagem. p. 86-101, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Journal of Health - ISSN 2178-3594

