JEITO DE SER ADOLESCENTE: DESAFIOS E IMPACTOS NA (IN) COMPREENSÃO DOS JOVENS PELOS ADULTOS
Resumo
A naturalização da adolescência como período de crise no ser humano é temática que merece constante discussão e revisão. Nesta pesquisa ela é discutida e revista. Isto se fez através da análise do relato de experiência sobre intervenções psicológicas e psicopedagógicas realizadas com adolescentes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de uma escola interior do Estado do Paraná. Os atendimentos foram realizados durante dois anos com o objetivo de melhorar o desempenho escolar em relação a notas regulares e exames como ENEM. Houve ênfase nas dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais que pudessem influenciar no rendimento dos mais de 200 estudantes atendidos. Os resultados apontam que as flutuações de humor, as crises de identidade, bem como os comportamentos peculiares da adolescência são variáveis que interferem significativamente no aproveitamento escolar destes alunos, bem como no seu desenvolvimento integral. Além disso, há carência de informação sobre o comportamento adolescente por parte dos educadores e dos pais, o que torna ações pedagógicas e psicológicas deficitárias quando dirigidas a este público.
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