POR UMA ARQUITETURA SOCIOEDUCATIVA E SUSTENTÁVEL: CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO PARA ADOLESCENTES NA CIDADE DE PONTA GROSSA-PR

Gabriel Dzierva de Paiva, Gabriela Kratsch Sgarbossa

Resumo


A socioeducação, se observa extremamente importante na vida do adolescente no processo de ressocialização, devido a esperança de um futuro mais promissor e digno. A Arquitetura Socioeducativa, tem a capacidade de promover ambientes adequados e que amparem todo o processo. Porém, ainda assim, há problemáticas envolvidas, como os motivos de haver um perfil do adolescente interno, em sua grande maioria negros e pobres. Esta pesquisa objetiva a proposição de um anteprojeto de arquitetura para um Centro de Ressocialização, na Cidade de Ponta grossa – PR, visando a integração entre arquitetura sustentável e o processo socioeducativo. Com auxílio de pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema, assuntos relacionados a história, ao passar dos anos, sobre locais como esses, análise de projetos correlatos e visita in loco do terreno escolhido. Foi possível apresentar, após o desenvolvimento prévio da proposta, o anteprojeto aqui descrito, assim como, todas as peças gráficas necessárias para o bom entendimento do anteprojeto, como implantações, setorização dos fluxos e ambientes, planta baixa de todos os setores, também seus devidos cortes e detalhamentos, entre outros desenhos e representações que se mostraram importantes para leitura do anteprojeto.


Palavras-chave


Arquitetura Sustentável, CENSE, Integração, Socioeducação.

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Referências


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