CENTRO CULTURAL E COLABORATIVO URBANO: RETROFIT SUSTENTÁVEL NA ARQUITETURA DE BAIRRO EM PONTA GROSSA – PR

Nayane Daniele Nabozni, Edson Maia Villela Filho

Resumo


As áreas de lazer são espaços onde todos os indivíduos buscam passar seus tempos livres, para se distrair da rotina e buscar uma melhor qualidade de vida. Os espaços de lazer existentes nas cidades, geralmente, são espaços sem qualidade e degradados, e ao mesmo tempo, fornecem atividades que não conquistam a população. A cidade de Ponta Grossa – PR conta em seu território com 86 praças que oferecem apenas atividades esportivas. Assim, é possível perceber a necessidade da construção de centros culturais, que disponibilizem para os moradores atividades educacionais e artísticas e que alcancem todas as comunidades. O presente estudo traz informações e conclui ideias através de pesquisas e análises em documentos relacionados ao tema, que possibilitaram a criação do programa de necessidades, setorização e organofluxograma, além de uma delimitação do conceito e partido adotados para o projeto. Portanto, os resultados obtidos trazem o anteprojeto de um Centro Cultural e Colaborativo Urbano, que esteja disponível para todas as classes, e traga consigo identidade e sustentabilidade através da Arquitetura.

Palavras-chave


Comunidade, Arquitetura Social, Lazer, Cultura.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Adilson José Paulo. A aplicação do princípio da função social da propriedade às políticas públicas de regularização fundiária nas cidades brasileiras: a partir da Constituição Federal de 1988: o caso da Estrutural – Brasília - DF. 2006. 155 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva, 2000.

EURICH, Zíngara Rocio dos Santos. As praças da cidade de Ponta Grossa-PR: arborização urbana, infraestrutura e distribuição espacial. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território: Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.

GOMES, M. R., SALAS MARTIN, E. (2017). Degradação de áreas verdes urbanas públicas e os fatores de riscos para a população: exemplos para a cidade de N0atal/RN. GEOgraphia, 19(40), 107 - 122.

MARCELLINO, N. C.; BARBOSA, F. S.; MARIANO, S. H. As cidades e o acesso aos espaços e equipamentos de lazer. Impulso, Piracicaba, p. 55-66. 2006. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/andreacosta/planejamento-de-espacos-e-equipamentos-de-lazer/texto-3-as-cidades-e-os-equipamentos-de-lazer/view. Acesso em: 20/ abr. 2021.

MIKAI, M. AEC web. AEC web, 2012. Disponivel em: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/retrofit-oportunidade-para-a-sustentabilidade/2247. Acesso em: 20/ abr. 2021.

MONTEIRO, Juliano. [Entrevista concedida a] Nayane Daniele Nabozni. 13 out. 2021.

PMPG. Geoprocessamento Corporativo. 2021. Disponível em: http://geoweb.pontagrossa.pr.gov.br/. Acesso em: 19/ abr. 2021.

QUEIROZ, D.; EURICH, Z. R. S.; CARVALHO, S. M. ESPAÇOS LIVRES EM PONTA GROSSA-PR: MAPEAMENTO E QUANTIFICAÇÃO. Boletim de Geografia, v. 33, p. 1-12, 14 de maio de 2016.

SOTRATTI, Marcelo Antônio. Revitalização. In: REZENDE, Maria Beatriz; GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2015. (verbete). ISBN 978-85-7334-279-6.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586