MAXIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DO APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Luis Henrique Alves Alves, Adriana G. F. Diniz Diniz

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo produtivo da Batata Inteira 2,5 kg, em uma empresa de alimentos da cidade de Castro. Foi analisado o fluxograma da produção referente ao produto, identificando os fatores críticos, os quais podem diminuir a produtividade. Esta pesquisa que se desenvolveu, do ponto de vista da sua natureza, classifica-e como aplicada com o objetivo de gerar conhecimentos práticos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do ponto de vista da forma de abordagem do problema. Descritiva do ponto de vista dos objetivos, quanto aos procedimentos técnicos utilizados, tratou-se de um estudo de caso. Ao se implementar corretamente as atividades do PCP, é possível apontar os recursos necessários para o processo produtivos e identificar possíveis gargalos que possam inviabiliza-lo. Os resultados obtidos com esta pesquisa foram alcançados abordando as duas principais causas de falhas que elevam as perdas de produção: falhas operacionais e falhas de pessoal. As sugestões de alteração no processo inerente às falhas operacionais impactarão positivamente, pois elevarão a produtividade em 3,6%. Enquanto que as sugestões inerentes às falhas de pessoal foram estritamente de caráter qualitativo, abordando os aspectos de treinamento.

Palavras-chave


Indústria de Alimentos; Batata Inteira; Produtividade; Planejamento e Controle de Produção; Eficiência

Texto completo:

PDF

Referências


CHASE, R. B.; JACOBS, R. F.; AQUILANO, N.J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006.

CHIAVENATO. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo, SP: McGraw – Hill, 1996.

MOLINA, C. C. Atividades do planejamento e controle da produção (PCP) – Revista Científica Eletrônica de Administração – ISSN: 1676-6822. Graça, SP, nº 11, dez. 2006.

MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. São Paulo, SP: Thomson Learning, 2006.

PARANHAS, F. M. Gestão da produção industrial. Curitiba, PR: Ibpex, 2007.

SLACK, N.; HARRISON, A.; HARLAND, C.; FINANCIAL TIMES PROFESSIONAL LTDA,; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S.; Administração da produção. 2. ed. Tradução Brandão A. B. São Paulo, SP: Atlas, 1997 e Maria Teresa C. O.; São Paulo, SP: Atlas, 2002.

TUBINO, D. F. Manual do planejamento e controle de produção, São Paulo, SP: Atlas, 2000.

ZACARELLI, S. B. Programação e Controle da Produção. São Paulo, SP: Pioneira, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586