A NORMA ISO 14001 APLICADA POR ARQUITETOS E URBANISTAS COMO FERRAMENTA DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Resumo
O sistema de gestão ambiental traz consigo um conjunto de ferramentas diversificadas que além de fornecerem um arcabouço de soluções que minimizam os impactos ambientais causados por industrias e empresas também é um grande aliado para o setor da construção civil brasileira em todas as suas etapas, do projeto à entrega da obra e sua avaliação pós-ocupação.Com o objetivo de promover uma discussão acerca do tema, este manuscrito visa elucidar profissionais de arquitetura e urbanismo sobre uma ferramenta que auxilie na gestão ambiental de suas atividades. Para tanto, buscou-se- promover uma discussão de ideias e conceitos preliminares a partir de levantamentos bibliográficos e materiais digitais de forma introdutório como parte de um projeto maior de pesquisa em andamento com foco no processo de certificação ambiental de edificações e processos. Não cabe aqui elaborar um estado da arte neste assunto, mas sim chamar a atenção para a ferramenta de gestão ambiental que pode auxiliar na condução sustentável de projetos e obras de edificação. O que se assiste é a aplicabilidade positiva norma ISO 14001 na construção civil em todas as suas etapas, porém ainda em pouco uso pelos arquitetos e demais profissionais da construção.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Márcio Augusto. A moderna construção sustentável. Disponível em: www.idhea.com.br/pdf/moderna.pdf. Acesso em: 27 jul. 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS - ABNT. NBR ISO 14.001,Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. 2004.
CAMPOS, C., Avaliação de desempenho ambiental em projetos – Procedimentos e ferramentas. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2007.
CIMINO, M, A., Construção sustentável e eco-eficiência. 2002. Dissertação (Pó- Graduação em Engenharia Urbana) – Curso de Especialização em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
EDWARDS, F. F., DEGANI, C. M., Discussão metodológica e avaliação do desempenho da sustentabilidade de edifícios. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2004.
JOHN, W. M., Reciclagem de resíduos na construção civil: Contribuição para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. Tese – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

