PRODUÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO – GESTÕES CONJUGADAS
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a interação entre a administração do sistema produtivo e a do controle da segurança do trabalho. Procura-se estabelecer as responsabilidades e as ações de cada elemento diretivo do processo, incentivando o desenvolvimento de uma política de segurança situando seu planejamento como elemento complementar das ações gerenciais de produção para que se atinja produtividade e qualidade de produto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENITE, Anderson Glauco. Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. São Paulo: O Nome da Rosa, 2004.
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2004.
PACHECO JR., Waldemar. Qualidade na segurança e higiene do trabalho. São Paulo: Atlas, 1995.
QUELHAS Adriane Domingues, RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez Y. A Gestão de segurança e saúde ocupacional alinhada aos conceitos da sustentabilidade. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 27, 2007 Paraná. Anais. São Paulo: ABEPO, 2007.
SAURIM, Tarcisio A., FORMOSO, Carlos T., GUIMARÃES, Lia B. M. Segurança e Produção: um modelo para o planejamento e controle integrado. Revista Produção. São Paulo v.12, n1, 2002.
SLACK, Nigel. Administração da Produção, Tradução Maria Tereza C. de Oliveira, 2ª ed., São Paulo: Atlas, 2002.
TAVARES, José da Cunha. Noções de prevenção e controle de perdas em segurança do trabalho, 5ª ed. São Paulo: SENAC, 2004.
TAVARES, José da Cunha. Tópicos de administração aplicada à segurança do trabalho, 4ª ed. São Paulo: SENAC, 2005.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Normas regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho. 56 ed. São Paulo: Atlas. 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

