Diretrizes para Autores
A Revista Scientia Rural, possui a política de fluxo contínuo para as submissões dos autores, podendo, eventualmente, realizar chamadas públicas para volumes especiais.
Para submeter o artigo, uma cópia completa do texto, padronizada conforme as normas de submissão, deverá ser encaminhada ao Conselho Editorial para ser avaliada.
Será realizada uma análise inicial para verificar se foram observadas as normas de formatação exigidas pela Revista Scientia Rural, para em seguida ser realizado o envio aos pareceristas.
ATENÇÃO AUTORES:
As submissões que não estiverem em conformidade com a referida Norma serão devolvidas aos autores para devidas adequações.
“Não será aceita a submissão de manuscritos nos quais os dados tenham sido publicados parcial ou integralmente em boletins institucionais, revistas técnicas, comunicados técnicos, páginas de internet ou notas científicas. Poderão ser aceitos manuscritos que tenham sido divulgados em eventos científicos na modalidade de resumo ou resumo expandido (até 04 folhas), ou como resumo no simpósio de trabalho de conclusão de curso”.
Ética
Os autores devem informar na seção "Métodos" o número de registro e o nome do Comitê de Ética em que o projeto foi aprovado, bem como se todos os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Status do artigo: coisas que você precisa saber após submetê-lo para publicação.
Prezado(s) autor(es),
Uma vez submetido a Revista Scientia Rural, o artigo faz um longo percurso e o seu status é acompanhado pelo autor, usando o número do artigo.
APÓS O AUTOR FAZER A SUBMISSÃO DO MANUSCRITO: O TRABALHO PASSA POR UMA ANÁLISE PARA VERIFICAR SE O TRABALHO SEGUE AS “DIRETRIZES PARA AUTORES”, ESTA PRIMEIRA ETAPA LEVA ATÉ 30 DIAS ÚTEIS PARA OCORRER. ESTANDO O TRABALHO DE ACORDO COM AS DIRETRIZES O MESMO SERÁ ENCAMINHADO PARA UM A DOIS AVALIADORES.
PREZADO(A) AUTOR(A), VOCÊ TEM A RESPONSABILIDADE DE ACOMPANHAR O ANDAMENTO DE SEU TRABALHO. ACESSE SEMPRE A PÁGINA DE SEU USUÁRIO E ACOMPANHE O STATUS DO SEU MANUSCRITO. ATENÇÃO: Se o manuscrito não estiver nas normas, o mesmo é “arquivado”. Os autores podem readequar o trabalho e fazer nova submissão.
Se o manuscrito estiver nas normas da revista, o mesmo será encaminhado ao(s) revisor(es), que após aceitar(em) avaliar o trabalho, terá(ão) 15 dias úteis para retornar ao editor, que encaminhará a resposta ao(s) autor(es) quanto a necessidade de correções. Os revisores darão um parecer (favorável ou não) quanto a publicação. Esse processo pode demandar de mais de uma avaliação do revisor e de correção por parte dos autores. Se um artigo for aceito na revisão por pares, ele ainda passa por um processo de verificação antes de ser publicado.
Atenciosamente,
Editora da Revista Scientia Rural
1. Gerais
Idioma: Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês.
Processador de texto: Word for Windows.
Texto: fonte Times New Roman e tamanho 12.
Páginas: mínimo 10 e máximo 15 páginas.
Espaçamento do texto: 1,0 entre linhas, justificado.
Margens do texto: esquerda e superior (3 cm); direita e inferior (2 cm), papel formato A4.
Estrutura simplificada:
Título (na mesma língua escrita do manuscrito)
Títle (ou sua versão em espanhol ou em italiano)
Autor
Resumo
Palavras-chave
Abstract (ou sua versão em espanhol ou em italiano)
Keywords (ou sua versão em espanhol ou em italiano)
Introdução (sendo o último parágrafo o objetivo do trabalho)
Material e métodos
Resultados e discussão
Conclusão
Agradecimentos (item não obrigatório)
Referências
1. TÍTULO DO TRABALHO
Com no máximo 15 palavras, Letras maiúsculas, Times New Roman 14, negrito, espaçamento simples e centralizado. Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho, procurando-se evitar palavras do tipo: análise, estudo e avaliação. Acompanhado de sua tradução para o inglês e/ou espanhol.
2. AUTORIA
Times New Roman 12, espaçamento simples e centralizado. Separado do título por um espaço simples. Nomes completos, em caixa baixa com a primeira letra dos nomes em maiúsculo, separados por ponto e vírgula, sem abreviações e acompanhados de numeração sobrescrito. Recomenda-se no máximo cinco autores no artigo; sendo necessário justificar um número maior de autores, quando se aplicar.
Observação: Colocar no rodapé da primeira página, o mesmo numeral sobrescrito da autoria, acompanhado das informações: titulação, instituição, cidade e e-mail de cada autor. Adotar a fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e justificado, na mesma língua que o artigo foi escrito. Indicar o autor para correspondência.
3. RESUMO
Deve ser incluído um resumo informativo com um mínimo de 200 e um máximo de 250 palavras, Times New Roman 10, espaçamento simples e justificado, na mesma língua que o artigo foi escrito, acompanhado de sua tradução para o inglês e/ou espanhol. Na tradução, o título e o texto, devem manter o mesmo padrão de formatação do resumo em Língua Portuguesa. As palavras resumo e palavras-chave deverão estar em negrito e com a primeira letra em maiúsculo.
4. PALAVRAS-CHAVE
Deve ser incluído logo abaixo do resumo, Times New Roman 10, espaçamento simples, primeira letra da frase em maiúsculas e justificada. No mínimo quatro palavras e no máximo cinco palavras-chave. As palavras devem ser separadas por ponto.
5. INTRODUÇÃO
A palavra “Introdução” deverá estar em caixa alta e negrito, sendo o texto separado por uma linha com espaçamento simples. Deverá ser concisa e conter revisão estritamente necessária à introdução do tema e suporte para a metodologia e discussão; sendo obrigatório conter o objetivo do trabalho no último parágrafo.
6. MATERIAL E MÉTODOS
As palavras “Material e métodos” deverão estar em caixa alta e negrito, sendo o texto separado por uma linha com espaçamento simples. Poderá ser apresentado de forma descritiva contínua ou com subitens, de forma a permitir ao leitor a compreensão e reprodução da metodologia citada com auxílio ou não de citações bibliográficas.
7. RESULTADOS E DISCUSSÃO
As palavras “Resultados e discussão” deverão estar em caixa alta e negrito, sendo o texto separado por uma linha com espaçamento simples. Devem ser apresentados de forma clara, com auxílio de tabelas, gráficos e figuras, de modo a não deixar dúvidas ao leitor, quanto à autenticidade dos resultados e pontos de vistas discutidos.
8. CONCLUSÕES
A palavra “Conclusões” deverá estar em caixa alta e negrito, sendo o texto separado por uma linha com espaçamento simples. As conclusões devem ser claras e de acordo com os objetivos propostos no trabalho.
9. AGRADECIMENTOS
A palavra “Agradecimento” deverá estar em caixa alta e negrito, sendo o texto separado por uma linha com espaçamento simples. As pessoas, instituições e empresas que contribuíram na realização do trabalho deverão ser mencionadas no final do texto, antes do item Referências. Este item deve ser conciso e ter no máximo três linhas.
10. REFERÊNCIAS
A palavra “Referências” deverá estar em caixa alta e negrito, sendo o texto separado por uma linha com espaçamento simples. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e trabalhos não publicados não devem ser incluídos no trabalho. Em obras escritas por mais de três autores é obrigatório a escrita de todos os autores. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, seguindo os padrões da norma NBR 6023 da ABNT. Para as referências bibliográficas, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, espaçamento simples, prevendo uma linha de separação entre as referências. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas.