Fatores que Impactam o Mercado do Milho e o Desempenho no preço das Sacas

DIMAS MANFRON, ANDREY DIJKINGA, CLAUDIO KAPP JUNIOR

Resumo


Resumo: O mercado do milho é complexo em todas as variáveis que podem de alguma forma influenciar no seu comportamento de consumo e oscilação no preço da saca. O objetivo deste artigo foi analisar o mercado do milho, em um contexto macro econômico aplicado à realidade do mercado brasileiro visando identificar os principais pontos que influenciam no seu preço. Considerando que o mercado do milho é negociado de forma racional foi necessário levantar quais são os principais players do mercado (produtores e consumidores) seu desenvolvimento no mercado e acordos nos quais o Brasil tem alguma vantagem ou garantia frente seus pares. Com fatores externos estabelecidos é possível definir mediante análise técnica uma tendência no desempenho das cotações da saca do milho ao longo dos meses considerando o intervalo de janeiro de 2015 a agosto de 2020. Para a tabulação dos dados serviu como base os relatórios mensais disponibilizados pela CEPEA/Esalq onde foram identificados fatores (disponibilidade, dólar, clima e outros) que levaram a um fechamento positivo, negativo ou estável. Um dos principais resultados alcançados foi à identificação destes fatores que mais movimentam o mercado como, por exemplo, a disponibilidade, principalmente quando houve a falta de estoques. Por fim conclui-se que existe um movimento padrão na sua cotação sendo os meses de janeiro, fevereiro e março normalmente meses de estoque baixo e altas nos preços entrando em realização nos próximos quatro a cinco meses e voltando a subir em agosto/setembro quando começam a surgir às expectativas de produção e movimento na cotação do dólar que está vinculado aos custos da produção.


Palavras-chave


Milho, Commodities, Mercado.

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