EDUCADORES(AS) AMBIENTAIS NO BRASIL DA PÓS-MODERNIDADE: FORMAÇÕES ACADÊMICAS, ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES LABORAIS

MARCOS PEREIRA DOS SANTOS, DAMARYS VASCONCELLOS DO PRADO

Resumo


O presente artigo científico, de viés bibliográfico e abordagem qualitativa de pesquisa, tem como objetivo central efetuar análises crítico-reflexivas concernentes às formações acadêmicas (inicial e continuada), às áreas de atuação profissional e às principais atribuições laborais de educadores(as) ambientais no Brasil da pós-modernidade. Para tanto, o trabalho de investigação científica se encontra didática e metodologicamente estruturado em quatro partes distintas, quais sejam: Inicialmente, apresentamos algumas notas preliminares sobre Educação e Educação Ambiental. A seguir, são realizados alguns apontamentos alusivos às formações acadêmicas inicial e continuada de educadores(as) ambientais no Brasil do século XXI. Na sequência, busca-se tecer breves comentários referentes aos(às) educadores(as) ambientais e seus campos de atuação profissional no Brasil contemporâneo. A posteriori, trazemos a lume uma visão panorâmica acerca das principais funções laborais de educadores(as) ambientais no contexto brasileiro dos dias atuais. Por fim, à guisa de considerações finais, são efetuados alguns excertos reflexivos atinentes aos pontos mais relevantes, significativos e nevrálgicos inerentes à temática abordada.   

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