DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL E FUNÇÃO COGNITIVA DE ESCOLARES DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Amanda Gomes Banhos, Enny Angélica Mercado Antunes

Resumo


A transição nutricional traz mudanças no perfil alimentar e comportamental em crianças e adolescentes, contribuindo para o ganho de peso que se reflete na saúde e na aprendizagem. Sendo assim, o objetivo do estudo é de diagnosticar o estado nutricional e avaliar parâmetros de função cognitiva de crianças matriculadas nas escolas públicas municipais de Piraí do Sul, Paraná. Participaram do estudo 235 crianças (44,68% do gênero feminino) com idades entre 3 e 13 anos. Foram medidos peso, altura e circunferências da cintura, do quadril e do pescoço, para calcular os indicadores: IMC/idade, relação entre a circunferência da cintura e quadril, cintura e estatura, e o índice de conicidade. Para avaliação da função cognitiva foi utilizado o Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. De modo geral, houve diferença significativa na circunferência do pescoço entre meninas e meninos, com diferenças significativas aos 6, 7 e 9 anos. Cerca de 1/3 das crianças (29,4%) foi diagnosticada com excesso de peso (sobrepeso e obesidade). A relação circunferência da cintura/estatura foi a medida antropométrica mais sensível para o diagnosticar crianças com excesso de peso (área sob a curva ROC de 0,97 e 0,93, para meninas e meninos, respectivamente). Observou-se associação significativa e positiva (r = 0,47, p = 0,0012; n = 42) entre o IMC e o escore do Teste de Raven, uma ferramenta utilizada na avaliação da inteligência fluida. Esses resultados necessitam de confirmação com um número de maior de alunos. Além disso, é importante que sejam validados e que outros instrumentos de medida para avaliação de domínios cognitivos mais específicos (como memória operacional ou controle de atenção, por exemplo) sejam utilizados.


Palavras-chave


APRENDIZAGEM, ESCOLA, ESTADO NUTRICIONAL.

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