CONHECIMENTO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE CASTRO-PR ANTES E APÓS INTERVENÇÃO

Josiane de Oliveira Almeida, Ellyn Rayane Pickler

Resumo


Com as atividades do dia-a-dia as pessoas têm cada vez menos tempo para realizar suas refeições e acabam optando pelas unidades de alimentação e nutrição (UAN). Para assegurar que a refeição servida esteja livre de microrganismos que possam causar doenças de origem alimentar é necessário que os manipuladores de alimentos estejam treinados e tenham conhecimento das boas práticas de manipulação dos alimentos, portanto o objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento de manipuladores antes e após treinamento.  Para realizar a avaliação foi aplicado um questionário com dez perguntas, antes e após aulas expositivas, em um restaurante comercial na cidade de Castro-PR. Foram abordados temas como higiene pessoal do manipulador, do ambiente, de utensílios e equipamentos, doenças de origem alimentar, contaminação de alimentos e a saúde do consumidor nas aulas expositivas. Após a realização do questionário cada funcionário recebeu uma nota avaliada de 0 a 10, com índice de péssimo para 0 a 2 acertos, regular para 3 a 4 questões, bom para 5 a 7 questões e ótimo para acertos de 8 questões ou mais. No período de aplicação dos questionários e treinamento foi possível perceber que os manipuladores da unidade têm pouco conhecimento em relação às formas corretas de manipulação de alimentos, os pesquisados demonstraram grande interesse em obter conhecimento, trazendo bons resultados nos questionários pós-treinamento. Conclui-se que há a necessidade de todo estabelecimento que trabalha com alimentos ter uma nutricionista responsável pelas atividades realizadas no local.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R. C. C.; KUAYE, A. Y.; SERRANO, A. M.; ALMEIDA, P. F. Avaliação e controle da qualidade microbiológica de mãos de manipuladores de alimentos. Revista Saúde Pública. 1995.

ARAÚJO, W. D. B. et al. Avaliação do conhecimento de manipuladores de alimentos antes e depois de palestras educativas. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI. Vol.7, N.12: p.23-36, Maio/2011. Rio Paranaíba. MG

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE; RESOLUÇÃO Nº 216, de 15 de Setembro de 2004, Disponível em www.anvisa.gov.br Acesso em 09 de set de 2016.

BRASIL, RESOLUÇÃO CFN N° 380/2005. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Disponível em http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005 Acesso em 28 nov. 2016.

CASTRO, F.T. Restaurantes do tipo self-service: análise dos aspectos sanitários e dos manipuladores de estabelecimentos localizados nos shoppings centers da cidade do Rio de Janeiro/ RJ. Dissertação (Mestrado em Tecnologia dos Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

CAVALLI, S. B.; SALAY, E. Gestão de pessoas em unidades produtoras de refeições comerciais e a segurança alimentar. Revista de Nutrição Campinas. Campinas - SP, 2007.

FERREIRA, S. M. S. Contaminação de alimentos ocasionada por manipuladores. Universidade de Brasília, CET – Centro de Excelência em Turismo. Brasília - DF, 2006.

GARCIA, M. V.; CENTENARO, G. S. Capacitação de manipuladores de alimentos e avaliação das condições higiênicas em serviço de alimentação. Brazilian Journal of Food Research, Campo Mourão, v. 7, n. 2, p. 96-111, mai./ago. 2016.

MARMENTINI, R.P.; ALVARENGA, V.O.; RONQUI, L. A importância das Boas Práticas de Manipulação para os estabelecimentos que manipulam alimentos. Universidade Federal de Rondônia – UNIR, 2014.

MELLO, A. G. et al. Conhecimentos dos manipuladores de alimentos sobre boas práticas nos restaurantes públicos populares do estado do Rio de Janeiro. Brazilian Journal Of Food Technology., Campinas, v.13, n.1, p. 60 – 68. Campinas – SP, 2010.

ROSA, P. T. Implantação do Manual de Boas Práticas de manipulação em cozinha pedagógica de uma instituição de ensino na cidade de Campo Mourão-PR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão-PR, 2015.

SERAFIM, A. L. Programa de capacitação de manipuladores de alimentos. Monografia (Graduação) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2007.

SOARES, L. S. Segurança dos Alimentos: avaliação do conhecimento, atitudes e práticas dos manipuladores de alimentos na rede municipal de ensino de Camaçari-BA. Universidade Federal da Bahia – Escola de Nutrição. Salvador - BA, 2011.

SOUZA, R. L. F. G. Intervenção de apoio às Boas Práticas em uma unidade de alimentação em Brasília. Universidade de Brasília - Trabalho de conclusão de curso - Graduação em Nutrição. Brasília - DF, 2013.

VASCONCELOS, M. A. A. et al. Qualidade higiênico-sanitário de manipuladores de algumas indústrias de alimentos do município de João Pessoa – PB. X encontro de iniciação à docência, UFPB – PRG. Paraíba, 2007.

VASCONCELOS, V. H. R. Ensaio sobre a importância do treinamento para manipuladores de alimentos nos serviços de alimentação baseada na RDC Nº 216/2004. Monografia. Centro de Excelência em Turismo-CET. Universidade de Brasília-UNB, 2008.

VILAÇA, M. L. C. Pesquisa e Ensino: Considerações e Reflexões. Revista E-scrita. Volume 1. Número 2. Maio – Agosto de 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Nutrir - ISSN 2358-2669