A DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL CORRELATA AO DIREITO À PRIORIDADE ABSOLUTA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCERNENTES ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES.
Resumo
Com a promulgação da Carta Magna de 1988, houve uma valorização dos Direitos Humanos, e a partir desta valorização ocorreu o reconhecimento de novos sujeitos de Direito no ordenamento jurídico brasileiro. Com esta renovação constitucional, crianças e adolescentes passaram a compor o atual rol de sujeitos de Direito. Logo após a chegada da Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069) foi publicado em 1990 consoante com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Como consequência da publicação do ECA, em concordância com a Convenção anteriormente citada, a doutrina da proteção integral foi acolhida em substituição à doutrina da situação irregular outrora adotada pelo Código de Menores de 1979. A Doutrina da Situação Irregular somente assistia crianças em situação de risco ou praticantes de atos infracionais, não oferecendo a devida assistência de forma absoluta as demais crianças e adolescentes, tampouco lhes ofertando direitos fundamentais. No presente resumo será apresentada uma breve síntese sobre a doutrina da proteção integral, elucidando o que é a prioridade absoluta e, ainda, os Direitos Fundamentais concernentes às crianças e aos adolescentes.
Palavras-chave
Referências
AMIN, A.R.; SANTOS, A.M.S dos; MORAES, B.M. de; CONDACK, C.C.; BORDALLO, G.A.C.; RAMOS, H.V.; MACIEL, K.R.F.L.A.; RAMOS, P.P.O.C.; TAVARES, P.S.; CARNEIRO, R.M.X.G. Curso de Direito da Criança e do Adolescente, Aspectos Teóricos e Práticos. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. 5 de outubro de 1988. Brasília. DF
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmara dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.
LENZA, Pedro [et. al.]. OAB Esquematizado – volume único – 1ª fase, Coleção esquematizado 7ª edição. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Rafaela Iglesias Gondim, Marcialina de Fatima Leal do Valle, Letícia Gomes Kieski Klosovski, Maria Luiza Queiroz, Ana Claudia Marochi