RESTABELECIMENTO DA DIMENSÃO VERTICAL DE OCLUSÃO ATRAVES DE REABILITAÇÃO PROTÉTICA

Victoria Passos Domingues, Maria Jackline Marcondes, Nicolle Straube Trappel, Fabiana Dias Simas Dreweck

Resumo


A oclusão ideal e estável depende diretamente da dimensão vertical para estar presente e ambas são afetadas pelo edentulismo, parcial ou total, que podem acarretar patologias oclusais, comprometimento da habilidade mastigatória e desarmonia facial que podem estar associados à sintomas dolorosos ou sensibilidade muscular e/ou articular até a limitação no movimento mandibular. A partir desses indicativos restabelecer a dimensão vertical de oclusão e a oclusão adequada se torna essencial para a qualidade de vida do paciente com ausência de elementos dentários, devendo o cirurgião dentista a partir de exame físico e anamnese planejar e oferecer ao paciente a melhor opção para a reabilitação. No caso do presente trabalho, o tratamento proposto foi à reabilitação com prótese parcial removível superior e inferior visto que supriria as necessidades e expectativas do paciente, melhorando consideravelmente sua condição. Após o delineamento e execução dos procedimentos, em cinco consultas que variaram em moldagem e provas, a prótese parcial removível foi entregue ao paciente, apresentando funcionalidade e boa estética.


Palavras-chave


Edentulismo. Oclusão. Função mastigatória. Prótese.

Referências


DAWSON PE. Oclusão funcional: da ATM ao desenho do sorriso. São Paulo: Ed. Santos, 2008.

BASSANTA AD. Recuperação da dimensão vertical com o uso de placas de mordida e posterior reabilitaçã o em partes - relato de caso clínico. JADA-Brasil, 2003; 6:60-4.

HENRIQUES, SEF. Reabilitação oral: filosofia, planejamento e oclusão. São Paulo: Santos, 2003.

MIRANDA FJG. Overlay: instrumento clínico-protético para recuperação de dimensão vertical de oclusão na reabilitação oral. In: Universidade Estadual da Paraíba, 2004; Campina Grande; 2004.

GIL C. Prótese parcial removível: preparo de boca e sua aplicação clínica.São Paulo: FOUSP; 1993[4].

CARLSSON GE. Symptoms of mandibular dysfunction in complete denture wearers. J Dent. 1976 Nov; 4(6): 265-70.

CHOY E, SMITH DE. The prevalence of temporomandibular joint disturbances in complete denture patients. J Oral Rehabil. 1980 Jul, 7(4): 331-52.

OKESON JP. Long-term treatment of disk interference disorders of the temporomandibular joint with anterior repositioning occlusal splints. J ProsthetDent. 1988. Nov; 60(5): 611-6.

ASH MM, SHIMIDSEDER SPRJ, ET AL. Oclusão. São Paulo: Santos, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Victoria Passos Domingues