ANÁLISE DA SATISFAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE NA EMPRESA VINÍCOLA COSMOS - EIRELI
Resumo
Diante do cenário atual de constante mudanças, as empresas necessitam permanecer no mercado de maneira saudável, buscando estratégias para vencer concorrentes, mantendo seu posicionamento no comércio. Neste sentido, o presente artigo tem por finalidade verificar através de uma pesquisa a qualidade e o nível satisfação dos clientes com relação ao atendimento fornecida pela empresa do setor de bebidas, localizada no interior de Irati, Pinho de Baixo – PR. Com o objetivo de melhoria no atendimento e também na qualidade do produto e serviços. Para esta pesquisa, foi feito um estudo de caso, sendo a mesma classificada de acordo com sua natureza como aplicada, de abordagem quantitativa, e quanto aos objetivos, exploratória. O Instrumento realizado foi baseado em um modelo de questionário chamado Net Promoter Score (NPS), adaptado por Fred Reichheld, composta por 9 questões fechadas, aplicada aos consumidores da empresa estudada. Os resultados obtidos permitiram verificar que a empresa Vinícola Cosmos presta por um atendimento eficiente, onde o maior grupo de seus clientes são considerados promotores, ou seja, um consumidor satisfeito e fiél com a empresa.
Palavras-chave
Referências
AGUIAR, R.F; ANJOS, M.ayara Abadia Delfino dos. A importância de um bom atendimento ao cliente em um posto de combustível: um estudo de caso no posto Vila Nova em Monte Carmelo, MG. 2017. 15 p. Monografia (Graduanda em Administração) – Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), Monte Carmelo.
BARBOSA, T.D.; TRIGO, A.C.; SANTANA, L. C de. QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO COMO FATOR DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL. Revista de Iniciação Científica – RIC, Cairu, vol. 02, n. 02, jun. 2015, p. 112-133.
BRANDÃO JUNIOR, A.; LIRA, W.S.; GONÇALVES, G. Anazile da Costa. A SATISFAÇÃO DO CLIENTE COMO BASE PARA A QUALIDADE EM SERVIÇOS: O CADO DE UM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE. Qualit@s - Revista Eletrônica, Campina Grande/PB, v. 3, n. 1. 2004.
CALDEIRA, A.L.R.; BRASILINO, S.S.; NATALI, V.L. Nível de satisfação dos clientes da loja São Pedro. Rev. Saberes, Rolim de Moura, vol. 03, n. Esp., jul. /dez., p. 53-71, 2015.
MARTELLI, et al. Análises de Metodologias para Execução de Pesquisas Tecnológicas. Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 468-477 mar/abr. 2020.
MOREIRA, A. A. S. Atendimento ao Cliente como Fator de Fidelização. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, vol. 16, p. 216-231, agosto, 2018.
NASCIMENTO et al. A qualidade no atendimento e a satisfação do cliente – análise do atendimento prestado pelas empresas do comercio varejista da cidade de Resende, RJ. SIMPÓSIO DE EXECELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. 2018, Resende, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: AEDB, 2018. p. 1-10.
NETTO, G.B.; DAMINI, N.R. O atendimento ao cliente como estratégia de sucesso. 2011. 9 p. Monografia (Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, Nível IV) – Universidade de Passo Fundo, RS.
PRADANOV, C.C. FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico. 2ª Ed. Rio Grande: Feevale, 277 p. 2013.
RIBEIRO, L.L.; FAGUNDES, A.F.A. A relação entre o Net Promoter Score e a satisfação do cliente. In: XLIII. Encontro da ANPAD – ENANPAD, 2019, São Paulo. Anais...São Paulo: ANPAD, 2019. p. 01-15.
RUFINO, P.B.; CIRIBELI, J.P. A aplicação da metodologia Net Promoter Score (NPS) na Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC) como ferramenta de avaliação institucional. 2018. 20 p. Monografia (Graduando em Administração) – Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC), Ubá.
SANTADE, M.S.B. A metodologia de pesquisa: instrumentais e modos de abordagem. Interciência & Sociedade, Mogi Guaçu, v. 5, n. 2, p. 3-13, 2020.
TRIERWEILLER et al. DIAGNÓSTICO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ORGANIZACIONAIS: um estudo de caso na Sigma LTDA. 2011. 16 p. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau: [s.n].
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Jessica Emanuelly Chociai