ANÁLISE DA SATISFAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE NA EMPRESA VINÍCOLA COSMOS - EIRELI

Jessica Emanuelly Chociai

Resumo


Diante do cenário atual de constante mudanças, as empresas necessitam permanecer no mercado de maneira saudável, buscando estratégias para vencer concorrentes, mantendo seu posicionamento no comércio. Neste sentido, o presente artigo tem por finalidade verificar através de uma pesquisa a qualidade e o nível satisfação dos clientes com relação ao atendimento fornecida pela empresa do setor de bebidas, localizada no interior de Irati, Pinho de Baixo – PR. Com o objetivo de melhoria no atendimento e também na qualidade do produto e serviços. Para esta pesquisa, foi feito um estudo de caso, sendo a mesma classificada de acordo com sua natureza como aplicada, de abordagem quantitativa, e quanto aos objetivos, exploratória. O Instrumento realizado foi baseado em um modelo de questionário chamado Net Promoter Score (NPS), adaptado por Fred Reichheld, composta por 9 questões fechadas, aplicada aos consumidores da empresa estudada. Os resultados obtidos permitiram verificar que a empresa Vinícola Cosmos presta por um atendimento eficiente, onde o maior grupo de seus clientes são considerados promotores, ou seja, um consumidor satisfeito e fiél com a empresa.


Palavras-chave


Consumidor; Necessidades; Medidor de desempenho; Fidelidade.

Referências


AGUIAR, R.F; ANJOS, M.ayara Abadia Delfino dos. A importância de um bom atendimento ao cliente em um posto de combustível: um estudo de caso no posto Vila Nova em Monte Carmelo, MG. 2017. 15 p. Monografia (Graduanda em Administração) – Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), Monte Carmelo.

BARBOSA, T.D.; TRIGO, A.C.; SANTANA, L. C de. QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO COMO FATOR DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL. Revista de Iniciação Científica – RIC, Cairu, vol. 02, n. 02, jun. 2015, p. 112-133.

BRANDÃO JUNIOR, A.; LIRA, W.S.; GONÇALVES, G. Anazile da Costa. A SATISFAÇÃO DO CLIENTE COMO BASE PARA A QUALIDADE EM SERVIÇOS: O CADO DE UM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE. Qualit@s - Revista Eletrônica, Campina Grande/PB, v. 3, n. 1. 2004.

CALDEIRA, A.L.R.; BRASILINO, S.S.; NATALI, V.L. Nível de satisfação dos clientes da loja São Pedro. Rev. Saberes, Rolim de Moura, vol. 03, n. Esp., jul. /dez., p. 53-71, 2015.

MARTELLI, et al. Análises de Metodologias para Execução de Pesquisas Tecnológicas. Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 468-477 mar/abr. 2020.

MOREIRA, A. A. S. Atendimento ao Cliente como Fator de Fidelização. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, vol. 16, p. 216-231, agosto, 2018.

NASCIMENTO et al. A qualidade no atendimento e a satisfação do cliente – análise do atendimento prestado pelas empresas do comercio varejista da cidade de Resende, RJ. SIMPÓSIO DE EXECELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. 2018, Resende, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: AEDB, 2018. p. 1-10.

NETTO, G.B.; DAMINI, N.R. O atendimento ao cliente como estratégia de sucesso. 2011. 9 p. Monografia (Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, Nível IV) – Universidade de Passo Fundo, RS.

PRADANOV, C.C. FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico. 2ª Ed. Rio Grande: Feevale, 277 p. 2013.

RIBEIRO, L.L.; FAGUNDES, A.F.A. A relação entre o Net Promoter Score e a satisfação do cliente. In: XLIII. Encontro da ANPAD – ENANPAD, 2019, São Paulo. Anais...São Paulo: ANPAD, 2019. p. 01-15.

RUFINO, P.B.; CIRIBELI, J.P. A aplicação da metodologia Net Promoter Score (NPS) na Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC) como ferramenta de avaliação institucional. 2018. 20 p. Monografia (Graduando em Administração) – Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC), Ubá.

SANTADE, M.S.B. A metodologia de pesquisa: instrumentais e modos de abordagem. Interciência & Sociedade, Mogi Guaçu, v. 5, n. 2, p. 3-13, 2020.

TRIERWEILLER et al. DIAGNÓSTICO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ORGANIZACIONAIS: um estudo de caso na Sigma LTDA. 2011. 16 p. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau: [s.n].


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Jessica Emanuelly Chociai