O PROLONGAMENTO DO USO ABUSIVO DE BENZODIAZEPÍNICOS
Resumo
Os novos estilos de vida humanos cooperam para o surgimento de patologias mentais, caracterizadas principalmente por níveis elevados de estresse, e que fisiologicamente desencadeia várias alterações no corpo do indivíduo. Neste caso, o uso de ansiolíticos e relaxantes musculares aumentou consideravelmente, mas a questão recentemente polêmica no meio medicinal é em relação ao uso crônico e as principais conseqüências desencadeadas no organismo pelo uso prolongado dos BZD’s. A farmacocinética e farmacodinâmica dos BZD’s está associada à metabolização e utilização nos mecanismos nervosos de transmissão e captação de sinapses dos neurônios, reduzindo ou aumentando a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica, o que reduz ou inibe a propagação de estímulos, e torna lenta ou incapaz a resposta aos estímulos. Neste sentido, este estudo tem por objetivo ressaltar as principais indicações para o uso de BZD e identificar as principais conseqüências do uso prolongado de tais medicamentos.
Palavras-chave
Referências
ALVARENGA, J.M.; et al. Uso de benzodiazepínicos entre idosos: o alívio de “jogar água no fogo”, não pensar e dormir. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol.v.18(2).p.249-258, 2015.
BRANCO, L.C.; et al. Benzodiazepínicos: Características, Indicações, Vantagens e Desvantagens. Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COMHUPES), 2013.
FEGADOLLI, C.; VARELA, N.M.D.; CARLINI, E.L.A. Uso e abuso de benzodiazepínicos na atenção primária à saúde: práticas profissionais no Brasil e em Cuba. Cad. Saúde Pública.
v.35. n.(6), 2019.
FIORELLI, K.; ASSINI, F.L. A prescrição de benzodiazepínicos no Brasil: uma análise da literatura. ABCS Health Sci.v.42(1).p.40-44, 2017.
HOPPEN, C.M.S. O atendimento multiprofissional em saúde mental na atenção básica de saúde como ferramenta de reorganização dos encaminhamentos de pacientes a serviços especializados na unidade básica de saúde intersul, município de alvorada/rs. UFCSPA, 2018.
JUNIOR, Z.A.M.; CAPONI, S.N.C. Condicionantes relacionados ao uso crônico de clonazepam no Brasil: uma história de vida. Cad. de Pesq. Interdisc. v.15.n.106.p. 117-139, 2014.
MINOIA, N.P.; MINOZZO, F. Acolhimento em Saúde Mental: Operando Mudanças na Atenção Primária à Saúde. Psicologia: ciência e profissão. v.35(4). p.1340-1349, 2015.
PICHETH, S.F.; ICHIKAWA, E. Y. Uso de ansiolíticos e antidepressivos por bancários: um estudo de representações sociais. Pesquisas e Práticas Psicossociais.v.10(2), 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 SAMUEL ESQUIVEL, JAINE LETICA PABIS, JOCELENE DE FATIMA MENDES DOS SANTOS, ELAINE CRISTINA DA COSTA PORTES