O PROLONGAMENTO DO USO ABUSIVO DE BENZODIAZEPÍNICOS

SAMUEL ESQUIVEL, JAINE LETICA PABIS, JOCELENE DE FATIMA MENDES DOS SANTOS, ELAINE CRISTINA DA COSTA PORTES

Resumo


Os novos estilos de vida humanos cooperam para o surgimento de patologias mentais, caracterizadas principalmente por níveis elevados de estresse, e que fisiologicamente desencadeia várias alterações no corpo do indivíduo. Neste caso, o uso de ansiolíticos e relaxantes musculares aumentou consideravelmente, mas a questão recentemente polêmica no meio medicinal é em relação ao uso crônico e as principais conseqüências desencadeadas no organismo pelo uso prolongado dos BZD’s. A farmacocinética e farmacodinâmica dos BZD’s está associada à metabolização e utilização nos mecanismos nervosos de transmissão e captação de sinapses dos neurônios, reduzindo ou aumentando a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica, o que reduz ou inibe a propagação de estímulos, e torna lenta ou incapaz a resposta aos estímulos. Neste sentido, este estudo tem por objetivo ressaltar as principais indicações para o uso de BZD e identificar as principais conseqüências do uso prolongado de tais medicamentos.

 


Palavras-chave


Benzodiazepínicos, Terapia, Distúrbios.

Referências


ALVARENGA, J.M.; et al. Uso de benzodiazepínicos entre idosos: o alívio de “jogar água no fogo”, não pensar e dormir. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol.v.18(2).p.249-258, 2015.

BRANCO, L.C.; et al. Benzodiazepínicos: Características, Indicações, Vantagens e Desvantagens. Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COMHUPES), 2013.

FEGADOLLI, C.; VARELA, N.M.D.; CARLINI, E.L.A. Uso e abuso de benzodiazepínicos na atenção primária à saúde: práticas profissionais no Brasil e em Cuba. Cad. Saúde Pública.

v.35. n.(6), 2019.

FIORELLI, K.; ASSINI, F.L. A prescrição de benzodiazepínicos no Brasil: uma análise da literatura. ABCS Health Sci.v.42(1).p.40-44, 2017.

HOPPEN, C.M.S. O atendimento multiprofissional em saúde mental na atenção básica de saúde como ferramenta de reorganização dos encaminhamentos de pacientes a serviços especializados na unidade básica de saúde intersul, município de alvorada/rs. UFCSPA, 2018.

JUNIOR, Z.A.M.; CAPONI, S.N.C. Condicionantes relacionados ao uso crônico de clonazepam no Brasil: uma história de vida. Cad. de Pesq. Interdisc. v.15.n.106.p. 117-139, 2014.

MINOIA, N.P.; MINOZZO, F. Acolhimento em Saúde Mental: Operando Mudanças na Atenção Primária à Saúde. Psicologia: ciência e profissão. v.35(4). p.1340-1349, 2015.

PICHETH, S.F.; ICHIKAWA, E. Y. Uso de ansiolíticos e antidepressivos por bancários: um estudo de representações sociais. Pesquisas e Práticas Psicossociais.v.10(2), 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 SAMUEL ESQUIVEL, JAINE LETICA PABIS, JOCELENE DE FATIMA MENDES DOS SANTOS, ELAINE CRISTINA DA COSTA PORTES