CUIDADOS DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES COM LESÃO POR PRESSÃO EM DOMICÍLIO

André Gubert, Francimara Pianowski, Gabryelle Guimarães, Vanessa Ferreira, Jocelene De Fatima Mendes dos santos

Resumo


Em razão da longa permanência em que ficam acamados, muitos pacientes apresentaram lesões por pressão em diferentes regiões. Os cuidados com as lesões por pressão na alta hospitalar são na maior parte dos casos de responsabilidade da equipe de enfermagem, onde o enfermeiro realiza orientações de manejo ao cuidador, para que o mesmo possa dar continuidade ao tratamento, levando em consideração todas as orientações recebidas pelos profissionais. Sendo assim, a atenção domiciliar atua com o programa de educação continuada em saúde, deixando o responsável mais apto por meio de instruções oferecidas. Por meio disso, esse trabalho tem como objetivo, analisar as intervenções do enfermeiro junto com o cuidador frente às lesões por pressão em domicílio. Desta forma, o método utilizado na elaboração do presente trabalho será de abordagem qualitativa, um estudo exploratório e descritivo de campo. A coleta de dados será por meio de redes sociais. A importância dessa pesquisa é identificar intervenções do enfermeiro junto com o cuidador em relação ao manejo com as lesões por pressão em domicílio, evitando complicações e re-hospitalização, esse estudo irá agregar maior conhecimento aos cuidadores, possibilitando uma melhor eficácia ao tratamento, levando mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. É de suma importância que enfermeiro traga orientações claras e objetivas para os familiares, em como atuar corretamente com os as feridas em domicílio, desse modo evitando uma possível involução e assim prevenir a re-hospitalização.


Palavras-chave


Enfermagem; Lesão por Pressão, Cuidado Domiciliar.

Referências


BRASIL Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 – covid-19 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília, 2022.

CALHEIRO, L. O perfil dos pacientes portadores de lesão por pressão atendidos pelo programa melhor em casa. Universidade de Santa Cruz do Sul, 2017.

COSTA, A. M.; RIZZOTTO, M. L; F.; LOBATO, L. V. C. Na pandemia da Covid-19, o Brasil enxerga o SUS. Saúde em Debate, v. 44, p. 289-296, 2020.

MACHADO, T. F. et al. ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES PÓS ALTA DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE COVID-19 DO HOSPITAL SANTA CASA DE CARIDADE DE BAGÉ. ANAIS CONGREGA MIC-ISBN 978-65-86471-05-2, v. 17, p. 312-317, 2021.

FOSESA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Universidade Estadual do Ceará, 2002.

PETRY, P. C. Epidemiologia em tempos da pandemia Covid-19. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 4, n. 1, p. 6-10, 2020.

GERHURDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAÇA, N. P. et al. COVID-19: Seguimento após a alta hospitalar. Pulmão RJ, v. 29, n. 1, p. 32-36, 2020.

MIYAZAKI, M. Y.; CALIRI, M. H. L.; SANTOS, C. B. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre prevenção da úlcera por pressão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, p. 1203-1211, 2010.

MOURA JÚNIOR, R. M. F. Práticas colaborativas gamificadas para Prevenir Lesões por Pressão. Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2020.

OLIVEIRA, R. P.; TEIXEIRA, C.; ROSA, R; G. Síndrome do desconforto respiratório agudo: como estão os pacientes após a unidade de terapia intensiva?. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 31, p. 555-560, 2020.

PACIFIC, P. A. N. Prevention and treatment of pressure ulcers: quick reference guide. Natl. Press. Ulcer Advis. Panel, p. 1-75, 2014.

POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, v. 2, 2008.

SHIGEKIYO, A. M. C; MACHADO, M. V. F.; PRATTE, V. L. Sustentabilidade. Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, 2020.

SOUZA, A. S. R. et al. Aspectos gerais da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, p. 29-45, 2021.

SOUZA, L. L. Úlceras por pressão em pacientes da atenção domiciliar. Monografia (graduação) – Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Curso de Enfermagem, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 André Gubert, Francimara Pianowski, Gabryelle Guimarães, Vanessa Ferreira, Jocelene De Fatima Mendes dos santos