A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA LOMBALGIA CRÔNICA: UM ESTUDO DE CASO

Maria Fernanda Kicheleski do Prado e Souza, Kemelly Bueno Silveira, Cristiane Cristy Bulyk Veiga

Resumo


A osteoartrose é ilustrada através de um processo de desgaste da cartilagem afetada, principalmente em articulações que sustentam o peso corporal e que realizam movimentos amplos do corpo. Na coluna lombar existem os discos intervertebrais que são acometidos com a degeneração óssea das vértebras, com o passar do tempo, o quadro degenerativo gera quadros de lombalgias (dor lombar). A terapia aquática é um dos recursos utilizados no tratamento da lombalgia, é baseada na execução de exercícios em uma piscina aquecida para proporcionar fins terapêuticos. O objetivo desse estudo foi intervir na lombalgia crônica a partir de diversas modalidades da fisioterapia aquática, buscando verificar sua eficácia. Trata-se de um estudo de caso, iniciado ao desenvolver da atividade aquática supervisionada, a partir da avaliação fisioterapêutica de uma mulher, 64 anos, com diagnóstico clínico de artrose lombar com queixas de lombalgia. As sessões ocorriam uma vez por semana, com duração de 40 minutos em média, compostas pela alternância de aplicações entre as técnicas e de atendimento entre as alunas responsáveis pelo estudo. Eram realizados exercícios de hidrocinesioterapia, Método Watsu e AI CHI. As técnicas de hidroterapia, Watsu e AI-CHI para a lombalgia, somada a cinesioterapia em ambiente aquático parece ser uma opção para diversificar o tratamento neste ambiente, trazendo benefícios em níveis de dor e melhora da amplitude de movimento. O desenvolvimento de mais estudos que somem as técnicas com a quantidade de sessões ampliada e com maior número de participantes deve ser recomendado.

Palavras-chave


Lombalgia. Fisioterapia aquática. Técnicas aquáticas.

Referências


CAMILLOTI, B. M.; et al. Effects of Ai Chi and Yamamoto new scalp acupuncture on chronic low back pain. Efeitos do Ai Chi e da cranioacupuntura de Yamamoto na dor lombar crônica. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, Brasil, 2015, v. 28, n. 4, p. 723-730.

PAEZANI, F. F.; SAMPAIO, A. C. O diagnóstico da Osteoartrose e hérnia discal na coluna lombar. Diagnostic of Osteoarthritis and disc herniation in the lumbar spine. Revista Eletrônica de Análises Clínicas, São Paulo, Brasil, 2014, v. 2, n 2.

PALMER, M. L; EPLER, M. E.; Técnicas de avaliação musculoesquelética. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. p. 195; p. 214.

RICARDO, D. D. SANTOS.; MEDEIROS, L. G. Método Watsu no tratamento da lombalgia crônica inespecífica. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), Tubarão, Brasil, 2021.

SOUZA, C. A. DE.; VIANA, J. E. Benefícios da hidroterapia na redução da dor e na melhora da função física em indivíduos com lombalgia: uma revisão de literatura. Benefits os hydrotherapy in reducing pain and improving physical function in individuals with low back: a literature review. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e EducaçãoREASE, São Paulo, Brasil, 2021, v. 7, n. 10.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Maria Fernanda Kicheleski do Prado e Souza, Kemelly Bueno Silveira, Cristiane Cristy Bulyk Veiga