ADUBAÇÃO MINERAL E ORGANOMINERAL E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris)

Rhanna Luiza de Paula, Paulo Henrique Marchinski, Moises Dobzynski, João Vinícios Cardoso, André Luiz Oliveira de Francisco

Resumo


A adubação é essencial para a boa produtividade do feijão e a escolha da dose e fonte mineral ou organomineral influencia na produção. Com o presente trabalho objetivou-se avaliar a influência de adubações mineral e organomineral na produtividade do feijão preto, no município de Palmeira – PR. As fontes de adubação foram: formulado mineral 8-20-20 e organomineral de formulação 5-11-10 + cama de aviário, as doses foram de 125 kg ha-1, 250 kg ha-1, 375 kg ha-1 e 500 kg ha-1, totalizando 8 tratamentos com 4 repetições cada, os quais foram distribuídos em blocos casualizados, em esquema fatorial (2x4). Avaliou-se altura de planta, número de vagens, número de grãos por vagem, peso de mil grãos e produtividade. As médias obtidas foram submetidas a análise de variância, onde obtivendo-se F significativo (P < 0,05), as médias foram comparadas por meio do teste de Tukey (? = 0,05) no fator qualitativo e, para as doses quando significativas, foi realizada a regressão polinomial, analisando-se as interações ou os efeitos isolados. Para a altura de plantas e peso de mil grãos não ouve diferença significativa entre as adubações e entre as doses. Os resultados mostraram que a adubação mineral foi superior a adubação organomineral para elevar a produtividade, número de vagens por planta e número de grãos por vagens para a cultura do feijão.

Palavras-chave


FERTILIZANTENTES; RENTABILIDADE; FORMULAÇÕES.

Referências


ANDRADE, R. P; JANEGITZ, M. C. Influência da adubação organo-mineral no

desenvolvimento do feijão em solo de textura arenosa. Colloquim Agrariae, v. 13, n. especial, p. 93-99, 2017.

ANDREOLA, F.; COSTA, L. M.; OLSZEVSKI, N.; JUCKSCH, I. A cobertura vegetal

de inverno e a adubação orgânica e, ou, mineral influenciando a sucessão feijão/milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 24, n. 4, p. 867-874, 2000ª.

GUESSER, V. P.; MISSIO, E.; RUSSINI, A.; PINHO, P. J. Adubação organomineral e mineral e resposta da soja em terras baixas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n.1, p. 2376-2390, 2021.

ITCG. Instituto de Terras Cartografia e Geociências. Disponível em:

http://www.itcg.pr.gov.br/. Acesso em: 15 nov. 2021.

LACONSKI, J. M. O.; NOGUEIRA, P. H. S.; FIALHO, R. C. Adubação orgânica, mineral e organomineral e sua influência no crescimento do feijoeiro em Pitanga-PR.

TRIVIUM - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade do Centro do

Paraná, v. 7, n. 3, p. 61-73, nov./dez. 2020.

PEREIRA, B. O. H. Desempenho agronômico e produtivo do milho submetido à adubação mineral e organomineral. Repositório Institucional AEE, 2019. Disponível em: http://45.4.96.19/bitstream/aee/1888/1/TCC%20Bianca%20O.%20H.%20Pereira.pdf. Acesso em: 15 de nov. 2021.

SILVA, A; ALMEIDA, J. A.; SCHMITT, C.; AMARANTE, C. V. Fertilidade do solo e

desenvolvimento de feijão comum em resposta adubação com pó de basalto. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 7, n. 4, p. 548-554, 2012.

ZIMMERMANN, F.; SANTOS; P. R. F.; SILVA, G. U.; SOARES, F. C.; PARIZI, A. R. C. Efeito da Adubação Mineral e Organomineral na Cultura do Feijoeiro, quando Submetida a Diferentes Doses de Irrigação. In: Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais... v. 5, n. 2, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 RHANNA LUIZA DE PAULA, PAULO HENRIQUE MARCHISNKI, MOISÉS DOBZYNSKI, JOÃO VINÍCIOS CARDOSO, ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA DE FRANCISCO