NOMOFOBIA, da liberdade à escravidão

Joseleine Pires Cogenievski, Luciana Vieitas Valente Rovere

Resumo


Objetiva-se com o presente trabalho a conscientização dos estudantes em relação a nomofobia, para prevenção e eventual diagnóstico precoce de déficit acadêmico decorrente do mal uso da tecnologia. A palavra nomofobia descreve, em síntese, o medo de ficar incomunicável sem o celular. Os sintomas nomofóbicos habitualmente verificados são o aumento da ansiedade; nervosismo; perda de tempo proveniente da multitarefa (resultando em baixa produtividade e diminuindo a assertividade); insônia (que pode ser causada pela supressão de melatonina em razão da emissão de luz azul pelos equipamentos); e que se verificam diretamente relacionados à impossibilidade de uso imediato do celular. O método utilizado será a confecção de banner e distribuição de panfletos de orientação, bem como a explicação pessoal aos acadêmicos com eventual encaminhamento para orientação pedagógica e/ou psicológica nos serviços oferecidos pela instituição de ensino. Espera-se com o presente trabalho conscientizar e prevenir a sujeição a qualquer vício, e isso inclui o comportamento compulsivo em relação a tecnologia, em ascensão entre os universitários, razão pela qual a abordagem psicológica se faz necessária para redução dos danos ocasionados pela dependência, como o baixo desempenho acadêmico e profissional.


Referências


Bragazzi NL, Del Puente G. Proposta de inclusão da nomofobia no novo DSM-V. Psychol Res Behav Manag. 2014; 7 :155-60.

Bianchi A, Phillips JG. Preditores psicológicos do uso problemático de telefones celulares. Comportamento Psicológico Cibernético. 2005; 8:39-51.

Rei ALS, Valença AM, Silva ACO, Baczynski T, Carvalho MR, Nardi AE. Nomofobia: Dependência de ambientes virtuais ou fobia social? 2013; 1:140-4.

Rei ALS, Valença AM, Silva AC, Sancassiani F, Machado S, Nardi AE. “Nomofobia”: Impacto do uso do celular interferindo nos sintomas e emoções de indivíduos com transtorno do pânico em comparação com um grupo controle. Clin Pract Epidemiol Saúde Mental. 2014; 10 :28-35.

Nomofobia. In: Wikipédia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nomofobia

Nikhita CS, Jadhav PR, Ajinkya SA. Prevalência de dependência de celular em adolescentes do ensino médio. J Clin Diag Res. 2015; 9:VC06-9.

Mick DG, Fournier S. Paradoxos da tecnologia: Conhecimento do consumidor, emoções e estratégias de enfrentamento. J Consumidor Res. 1998:123-43.

Lepp A. A relação entre uso de celular, desempenho acadêmico, ansiedade e satisfação com a vida em estudantes universitários. Computar Hum Comportamento. 2014; 31:343-50.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Joseleine Pires Cogenievski