ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SERVIÇOS MUNICIPAIS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS: UMA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

KATIELI TIVES MICENE, JOÃO CARLOS COLMENERO

Resumo


O Brasil é um dos países com maior PIB no mundo e também um dos maiores em arrecadações tributárias. Porém, na maioria das vezes as receitas não são transformadas em benefícios para a sociedade, de modo que técnicas para avaliar a maneira como está sendo feito o gerenciamento dos recursos faz-se necessário. Assim, esse trabalho teve por objetivo analisar a eficiência da administração pública municipal nas capitais brasileiras  a partir do método de análise envoltória de dados (DEA). Foi utilizado um modelo de retorno de escala variável (BCC) orientado ao output. Foram selecionados como insumos a receita pública e o número de servidores dessas cidades e como produtos os domicílios com saneamento (saúde), número de pessoas economicamente ativas assalariadas (economia) e a população alfabetizada (educação). A partir da análise verificou-se que assim como se têm municípios que apesar de possuírem poucos recursos, conseguem utilizá-los com eficiência. Porém, há também cidades com grandes arrecadações, que gastam ineficientemente suas receitas ou com investimentos que podem não ser os mais adequados ou com um número excessivo de servidores, os quais oneram por demais os cofres públicos e muitas vezes não trazem o retorno necessário para a população.

Palavras-chave


Análise Envoltória de Dados, Administração Pública, Eficiência.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm, Acesso em 20/11/2015.

MACIEL, F. M.;PIZA, R. N.;PENOFF, R. N.Desigualdades regionais e bem-estar no brasil: quão eficiente tem sido a atividade tributária dos estados para a sociedade? Planejamento e Políticas Públicas v.33, p.291-318, 2009.

FARIA,F. P.; JANNUZZI, P. M.; SILVA, S. J. Eficiência dos gastos municipais em saúde eeducação: uma investigação através da análiseenvoltória no estado do Rio de Janeiro. RAP — RIO DE JANEIRO 42(1):155-177, 2008

SILVA, G. A. S.Aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) no custo-eficiência da provisão de serviços públicos municipais do estado de Sergipe. Recife, 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

SOUZA, F. J. V.; MELO, M. M.D.; Silva, M.C.; Araújo, A. O. Alocação de recursos públicos em educação nos estados brasileiros: uma análise das relações entre a eficiência dos gastos públicos com educação e o desempenho no IDEB no ano de 2009. Revista UNIABEU, Belford Roxo v.5 n.11, p.155-170, 2012.

INFORMAÇÕES sobre saúde. Disponível emhttp://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?ibge/censo/cnv/alfbr.def .Acessoem 28/11/2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA, IBGE. Informações dos municípios brasileiros. Disponível em http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php. Acesso em 28/11/2015.

RELATÓRIO resumido da execução orçamentária. Anexo x da lei de responsabilidade fiscal. Disponível em https://www.fnde.gov.br/siope/relatorioRREOMunicipal2006.do?acao=pesquisar&pag=result&anos=2010&periodos=1&cod_uf=41&municipios=410690. Acesso em 28/11/2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica